O Adf.ly é um serviço de encurtamento de URLs (como o bit.ly e o goo.gl), que lhe dá a possibilidade de ganhar dinheiro partilhando os seus links encurtados. Sempre que alguém clica no seu link Adf.ly um anúncio será exibido por 5 segundos e após esse período o utilizador pode fechar o anúncio e prosseguir para o link original, deixando para si alguns cêntimos de dólares.
Confirme seu email e faça login aqui para entrar no seu painel Adfly.
Familiarize-se com a coisa toda.
Edite os dados importantes da sua conta em Account e se quiser coloque uma foto bonita no seu perfil.
Pronto. Agora use as ferramentas à sua disposição para encurtar os seus links. Basicamente você só precisa colocar o link na barra de endereços no seu painel Ad.fly e clicar em Shrink.
Quanto você vai ganhar com o adflly?
Assim como acontece com o Google Adsense, o tráfego é o seu melhor amigo – na verdade no Ad-fly o tráfico é o seu único amigo. Ter um site popular de downloads é requisito básico para que você consiga ver os seus primeiros dólares. Outra fonte de tráfego são as redes sociais, mas você precisaria ter uma legião de seguidores e pelo menos um domínio próprio para encurtar os links, porque o Ad.fly foi bloqueado em muitas redes sociais. Você poderia começar criando um blog gratuito no blogger para fazer testes:
O Paypal paga entre 1 a 5 dólares para cada 1000 visualizações válidas de anúncios, dependendo do país em que você se encontra, veja as taxas aqui. Você pode requisitar um pagamento sempre que os seus ganhos atingirem 5 dólares.
É importante notar que as estatísticas de visitas e de cliques nos seus links encurtados pelo Ad.fly serão sempre muito superiores em relação às estatísticas Ad.fly, as causas são as listadas à seguir:
Actividades que não geram ganhos no Adfly
É possível que o visitante não tenha cookies activados. Sem cookies, sem dinheiro.
Se o flash estiver desactivado também não há dinheiro.
Se o visitante não esperar por 5 segundos não há dinheiro.
O visitante precisa clicar no link. Copy e Paste não vale.
Complementos como ” NoScript “e “Adblock” também são um problema.
Coisas para não fazer no Ad.fly
Qualquer empresa que se prese precisa de termos de uso, e para andar de mãos dados com a Ad.fly por muito tempo é importante que você observe algumas regras do jogo.
Nunca use Bots ou qualquer outro programa para o envio de tráfego falso.
Nunca tente criar mais de uma conta a partir no mesmo computador.
Nunca tente encurtar um link Ad.fly (Não redireccione um link encurtado do Ad.fly para outro link encurtado do Ad.fly)
Nunca peça a seus amigos ou qualquer outra pessoa para clicar nos seus links Ad.fly.
Nunca encurte links para conteúdos ilegais.
Nunca use spam.
Ámen
Se você está a procura de uma alternativa para os serviços de afiliados o Adsense, talvez o Ad.fly seja uma delas. Só não se esqueça que esse tipo de anuncio prejudica a experiência dos utilizadores no seu website, por isso eu recomendo que use apenas em sites de downloads, onde não há muito papo. Para além do facto de que dificilmente você ganharia alguma coisa com um blog sobre gastronomia, jornalismo ou um site como o meu.
O Google AdSense é a fonte de receita mais popular, mais fácil e mais produtiva para a maioria dos blogueiros, principalmente para os moçambicanos. Se está decidido a usar o seu blog para gerar dinheiro online, então a sua primeira escolha deve ser o AdSense. Só não devemos deixar de dizer que também é uma realidade que o AdSense não se sente confortável com blogs de baixa qualidade. Então, antes de mais, é importante ler e entender os Regulamentos do AdSense, e em seguida, certificar-se de que seu blog não viola nenhum dos termos de uso. Neste guia, irei mostrar como configurar o Google AdSense no seu blog da melhor maneira possível.
Glossário
Tráfego de referência: Visitantes vindos de outros sites através de links
CTR: é o número de cliques em anúncios dividido pelo número de impressões, page views ou consultas que seu site recebeu.
O AdSense é o melhor programa para Blogueiros iniciantes
O AdSense paga-lhe dinheiro pela a exibição de anúncios patrocinados no seu blog. Os únicos concorrentes reais ao AdSense, para quem não possui milhares de vistas, são os anunciantes directos, mas é complicado imaginar que alguém vá pagar para anunciar num blog sem tráfego. O AdSense permite rentabilizar o seu blog apenas colando um código. Basta colar o código no seu blog e esquecer anunciantes. O programa vai encontrar e mostrar anúncios relevantes para o público do seu blog automaticamente e você recebe 67% da receita obtida.
Aspectos a considerar antes inscrever-se no AdSense
AdSense é uma das maiores empresas de publicidade do mundo, onde empresas e indivíduos promovem produtos entre os visitantes alvo. Sendo a maior empresa no ramo online, o Google prima pela qualidade. É sabido que os anunciantes investem para atrair clientes e se o seu blog recebe tráfego decente e de qualidade, então ele merece cooperar com AdSense, caso contrário, não. Você deve manter em mente que o AdSense preocupa-se com seus anunciantes e se o seu blog não trouxer benefícios para os estes, é muito provável que o seu blog não seja sequer aprovado. Antes de começar a usar o Google AdSense, considere rever esta sequência de aspectos importantes.
1. Busque visitantes orgânicos e de qualidade: Blogs com visitantes de referência não podem conseguir sucesso sólido com AdSense. O Google trabalha melhor com visitantes vindos de motores de busca ou internos. Então, antes começar a usar o AdSense, garanta que o seu blog possua conteúdo de qualidade e recebe tráfego orgânico.
2. Disponibilizar algum conteúdo no Blog: O AdSense não aceita blogs pobres ou “bebés”. Primeiro disponibilize algum conteúdo no seu blog e em seguida, inscreva se no AdSense. Sua conta será aprovada facilmente. A idade do seu blog também é importante, geralmente o AdSense não aceita blogs novos. Especialistas dizem que é necessário esperar até que seu blog tenha pelo meses 3 meses de existência.
3. Faça seu blog amigável ao Adsense: Você deve tornar o seu blog amigável aos anúncios do Google, ou seja:
Mantenha conteúdo adulto longe do seu blog e nem pratique spam, e outras coisas que irritem o utilizador.
Use um layout que possibilite que os seus visitantes vejam e cliquem nos anúncios com facilidade.
O próprio google possui óptimas dicas sobre esse assunto, mas o mais importante é que o seu blog esteja em conformidade com os termos de uso Adsense.
Increva-se no Google Adsense
Quando sentir que seu o blog está pronto para o AdSense, inscreva-se em https://google.com/adsense. Depois certifique-se de fornecer os seguintes detalhes importantíssimos.
1. Seu nome real (Você só será pago se fornecer seu nome verdadeiro, o que aparece nos seus documentos oficiais. Não use seu nick ou nome incompleto)
2. Endereço físico preciso (O PIN AdSense será enviado a si nesse endereço, que é necessário para activar sua conta.
Estes detalhes são extremamente cruciais e a maioria dos blogueiros não recebe o PIN AdSense, devido ao fornecimento de endereço incorrectos Portanto, é importante verificar duas vezes se os detalhes são precisos ou não, e, em seguida, apresentar a sua candidatura.
O AdSense geralmente analisa as inscrições dentro de um dia ou dois e logo o informam se o seu pedido foi aceite ou não. Se eles aceitarem, parabéns, caso contrário leia os Termos de Utilização do AdSense mais uma vez e verifique o seu blog para descobrir onde ele está a violar os Termos de Serviço. Depois de descobrir-los pode reenviar sua inscrição.
Configurando o AdSense no seu Blog
O posicionamento do anúncio vai (e muito) influenciar no quanto irá ganhar com o seu blog. É o segundo factor mais importante depois da qualidade do tráfego, na definição dos seus ganhos. Portanto, você deve colocar anúncios em lugares que proporcionem um bom CTR. Vamos aos passos de implementação dos anúncios no seu blog.
Gerar Unidades de anúncios no seu painel AdSense
Acedendo ao painel do Google AdSense é possível criar diferentes blocos de anúncios de acordo com o layout do seu blog. É possível criar dois tipos de blocos de anúncios: anúncios de texto e anúncios rich media. Numa primeira fase, coloque os dois tipos e veja qual deles lhe rende mais. Crie um bloco, dê um nome descrito e obtenha o código HTML correspondente , depois é só colocar os anúncios onde quiser no seu blog.
WordPress: Se possui um blog hospedado em servidor próprio, então presumo que entenda como lidar com HTML e saberá colocar os anúncios manualmente, mas eu o aconselho a usar o plugin Quick Adsense – que irá ajudá-lo nesta tarefa. Verifique também se o teu tema não possui o recurso de anúncios incorporado. Se pretende adicionar os anúncios apenas na sidebar, cole o código no widget de texto.
Blogger: Para colocar os anúncios na sidebar use o widget de texto/HTML. Para outros métodos, consulte os vários tutoriais na internet. Prometo num futuro breve trazer um guia completo sobre a implementação de anúncios em cada plataforma.
Implementar anúncios correctamente
A implementação correcta dos anúncios ajuda-o a obter um bom CTR e como resultado, maiores lucros. Coloque os seus anúncios onde os utilizadores possam ver, sem poluir o seu blog – colocar anúncios no rodapé do blog é perder tempo e dinheiro. Veja a imagem abaixo,com alguns posicionamentos interessantes a ter em cota.
Um exemplo de bom posicionamento de anúncios (Imagem: Dailyhacking)
Estas posições vão dar uma boa exposição para seus anúncios. Você pode também experimentar outros posicionamentos de anúncios conforme for ganhando experiência. Mude constantemente a posição dos anúncios até encontrar uma combinação que proporcione os melhores resultados. Lembre-se que você só pode apresentar um máximo de 3 blocos de anúncios por página.
Anúncios colocados, e agora?
Quando os seus ganhos alcançarem 10 dólares, nesse momento o Google irá enviar-lhe um PIN por correio normal. O PIN será enviado para o endereço físico que forneceu durante a inscrição para o AdSense. Normalmente, a carta leva em torno de 3 semanas (ou menos) para chegar à residência do editor. Eu particularmente nunca recebi o PIN :-D. Se esse for o seu caso, poderá enviar um documento de identificação ao pessoal do Google. Só depois disso poderá retirar os seus ganhos e se demorar tempo demais a resolver isso, os seus anúncios irão desaparecer do seu blog misteriosamente.
Quando você vai ser pago?
Você será pago no fim de cada mês, após seus ganhos atingirem 100 dólares. Pode escolher o método de pagamento nas suas configurações de conta do Google AdSense. Ao atingir o limite mínimo o pagamento é calculado e verificado no fim da primeira semana do mês seguinte, e é emitido entre 22 e 28 do mês em causa. Por exemplo, se o seu pagamento de Fevereiro chegar a $100, este será calculado em 7 de Março, e você será pago entre 22 a 28 de Março.
Se estiver em Moçambique, escolha o método de pagamento Quick Cash da Western Union e poderá receber o pagamento 24 horas após o envio.
Notas importantes
Evite suspensões e banimentos seguindo as dicas abaixo:
Nunca incentive os visitantes, os seus familiares e amigos a clicarem nos seus anúncios
Nunca altere o código ou a aparência do anúncio afim de levar os seus visitantes a cliques acidentais
Não focalize seu blog em tráfego de referência
Evite a clicar nos seus anúncios.
Esta é a ponta do iceberg. Mantenha-se connosco para aprender algumas técnicas que irão ajudá-lo a impulsionar o seus ganhos com esse programa. Até breve.
A busca por melhores condições de vida e oportunidades de negócio em países estrangeiros, são as mais frequentes razões que levam os moçambicanos a migrarem para outros países, muitas das vezes com a promessa de enviar ajuda à família quando estabilizados. O mesmo aplica-se aos estrangeiros que vem para Moçambique. Enfim, independentemente do motivo ou para quem você vai enviar o dinheiro, é importante tomar muita atenção no método que vai usar para fazer a transferência.
Actualmente existem na Internet vários serviços que oferecem esse tipo de serviço gratuitamente de forma segura e rápida. Mas podem ser um pouco complicados e até mesmo ariscados para quem tem pouca experiência com Internet e simplesmente deseja transferir dinheiro. Por essa razão escrevi este artigo para mostrar a forma mais simples e rápida de transferir ou receber dinheiro em qualquer parte do mundo à risco zero.
A maior parte dos lucros dos meus empreendimentos na Internet são recebidos via Paypal, que é uma espécie de banco online, com o qual é possível efectuar compras, receber pagamentos e doações, e obviamente realizar transferências. Porém devido a complexidade deste serviço, eu não recomendo para quem deseja simplesmente enviar dinheiro para moçambique.
A melhor opção é o Western Union
Quando eu comecei a usar o Google Adsense para rentabilizar os meus sites, o Google enviava cheques para a minha residência, que chegavam sempre expirados e eu ficava sem receber nada. Os meu ganhos ficaram retidos e eu só via os números a aumentarem. Para minha alegria, o Google adicionou o Western Union como forma de pagamento e no dia seguinte após o envio, eu fui levantar o meu primeiro pagamento sem complicações.
Como Funciona?
O Western Union é um serviço extremamente simples de transferência de dinheiro com o qual é possível enviar dinheiro de qualquer parte do mundo. Você pode transferir dinheiro de Portugal para Moçambique e em alguns minutos o seu destinatário poderá levantar o dinheiro sem pagar nada.
Como enviar dinheiro do estrangeiro para Moçambique?
1 – Vá a uma agência da Western Union no seu país
Geralmente existem agências nos bancos comerciais mais populares de cada país, você pode visitar a página da Western Union para procurar um agente – leve consigo um documento de identificação, o dinheiro que deseja enviar (poderá também efectuar transferências caso o agente esteja no seu banco).
2 – Solicite e preencha o Formulário de envio
Nome da pessoa que receberá o dinheiro, quantia, cidade e país onde o dinheiro será recebido e seus dados pessoais.
3 – Apresente o Documento de Identidade e as Informações do Pagamento ao Funcionário do Agente
Leve seu formulário preenchido, seu documento de identidade emitido pelo governo, o pagamento incluindo as taxas
4 – Recibo de Recebimento e MTCN
Guarde o recibo com o seu Número de Controle de Transferência de Dinheiro (MTCN).
Em Moçambique é necessário que o destinatário forneça o MTCN que consta no recibo para colectar o dinheiro.
Como Receber?
1 – Você pode levantar o seu dinheiro indo a qualquer agente da WU em seu país, independentemente do banco em que você estiver afiliado (geralmente pagam em dinheiro), basta que leve o seu MTCN, o seu BI e os dados do remetente.
2 – Solicite e preencha o Formulário de recebimento
Seus dados pessoais, endereço, MTCN, quantia a receber e alguns dados do remetente.
3 – Entregue o formulário preenchido e o seu documento de identificação para receber o seu dinheiro.
As taxas para quem envia começam de 5% para quem envia acima de 100 euros e vão diminuindo à medida que o valor aumenta.
Muitos de nós moçambicanos só ouvimos dizer que existem pessoas que ficaram ricas através da Internet mas não fazemos ideia realmente de como eles conseguiram esse feito, talvez por isso nunca consideramos a ideia de que nós também poderíamos gerar uma renda considerável trabalhando apenas com o computador.
Este artigo é antigo e pode estar desactualizado. Se após ler continuar com dúvidas sugiro que veja o vídeo abaixo, que faz parte da minha série Madrugada Digital no Youtube.
Existem várias formas interessantes de ganhar dinheiro pela Internet, mas nós vamos focalizar este artigo em apenas uma:
Se você deseja começar a ganhar dinheiro pela Internet esteja preparado para explorar as vastas possibilidades que o mercado dos Blogs oferece com muita baixa concorrência em vários nichos moçambicanos, esteja pronto para ser um blogueiro pioneiro na sua área de actuação.
Existem poucos blogueiros profissionais em Moçambique, e destes muito poucos ganham dinheiro considerável com seu trabalho, ou seja, Moçambique é um terreno fértil e pronto para receber blogs novos em todas as áreas. Qualquer um que começar a escrever com seriedade um blog virado aos moçambicanos, certamente será bem sucedido.
São várias as formas de rentabilizar um blog na Internet, mas a maioria delas não é viável para os moçambicanos, por isso nós vamos mostrar aqui as melhores opções a seguir na hora de rentabilizar o seu site.
Google Adsense
É um serviço do Google que permite que blogueiros e webmasters exibam anúncios em seus blogs e sites gerando lucro pela quantidade de cliques ou de visualizações.
Os anúncios podem ser de texto, imagem ou video e são gerados de acordo com o conteúdo da página.
Já tens um blog? Certifique-se de que ele está de acordo com os regulamentos do AdSense e inscreva-se, e continue a criar conteúdo de qualidade para seus leitores.
Ebooks
Se você tem talento para escrever artigos didácticos que possam dar um belo ebook (livro em formato electrónico) de sucesso, não deixe de tirar proveito desse talento e crie um ebook para seus leitores, se você for realmente bom na sua área, os seus leitores não vão pensar duas vezes para adquirir um exemplar.
Você pode também usar seu blog para vender seus próprios produtos ou serviços offline (artesanato, culinária, prestação de serviços, etc), criando um serviço de entrega ao domicílio ou de visitas domiciliares
Programas de afiliados
Os programas de afiliados são um tipo de acordo de publicidade, onde o dono do blog anuncia produtos ou serviços de um outro website no seu próprio Blog, através de banners ou links. Sempre que o anuncio do blog receber um clique que termine em compra, o dono do blog ganha uma parte do valor de venda do produto ou serviço.
Sem dúvidas estes trazem os melhores resultados trazem ao seu bolso, porém são pouco viáveis pelo facto da maioria deles fazer os pagamentos serem feitos via cheque e enviados pelos correios que quase sempre chegam com o prazo expirado e mesmo quando chegam válidos, você sentirá o peso dos impostos sobre os seus ganhos.
Outro impasse está no facto de todos estes programas serem estrangeiros, o que torna bastante difícil que um moçambicano acabe efectuando alguma compra, tendo em conta que só há lucros quando há venda.
Isso não quer dizer que você não pode experimentar e partilhar connosco a sua experiência com o programa. Seja pioneiro. Siga em frente!
Outros
Existem outros serviços alternativos ao Adsense, que você pode testar por conta própria e depois nos contar sua experiência. Vou listar alguns dos que eu já usei por algum tempo:
É importante que todos os homens de negócios saibam quem são os líderes do mercado em que estão a trabalhar. Conhecer as estratégias usadas pelos melhores é um passo óbvio para alcançar o sucesso no seu negócio online ou Ganhar Dinheiro com o seu blog. Esta lista corresponde ao ano de 2012.
Estando familiarizado com a forma de trabalhar dos “líderes”, você pode pensar numa forma de criar o seu próprio empreendimento sem correr risco de dar tiros no escuro.
Hoje você vai conhecer os 10 sites moçambicanos com mais visitas no mundo (não os mais populares à nivel nacional). A lista não é nada surpreendente, mas fica aqui o registo.
O google é o site mais visitado em todo mundo, e não seria diferente com a versão moçambicana deste que é o maior site de pesquisa do planeta.
Na verdade internet e Google têm o mesmo significado para muitos dos nossos compatriotas.
A Netcabo é um domínio alternativo da TV Cabo que direcciona os leitores à página inicial da empresa.
A TV Cabo é uma fornecedora de serviços de Televisão a Cabo (obviamente) e internet de banda larga. Sendo uma das pioneiras a oferecer estes serviços, fica claro porque seu site ocupa a terceira posição.
É o site da versão online do jornal O País do grupo SOICO. É um site simples, que lembra um blog. Mas é bem organizado e é fiel à versão impressa do jornal.
Assim. Podemos considerar o País Online como sendo o segundo site moçambicano de notícias mais visitado no mundo.
A TDM é uma empresa que está sempre a actualizar os seus sites e a melhorar os serviços online que oferece, daí tanta procura. Sem dúvidas esta posição é mais do que merecida.
A maior operadora de telefonia móvel de Moçambique aparece em 6º lugar.
Embora o site não traga nada de especial, ele têm recebido diversas visitas graças ao Marketing por detrás dele.
7 – Millennium Bim
O BIM é o maior banco comercial de Moçambique, e sem dúvidas desperta muito interesse, principalmente aos estrangeiros que buscam referências de bancos por aqui.
A USTM é uma das poucas universidades que faz simplifica a vida dos seus estudantes com o uso da internet, porém espero que com o tempo os responsáveis pelo sítio, façam um upgrade completo e dêem a ele um “look” mais moderno e intuitivo.
Eu especialmente esperava que este site estivesse no topo da lista mas parece que me dei mal. Mas este é sem dúvidas o maior portal de conteúdo Web em Moçambique.
Este é outro site que vence pelo prestígio e nome que possui na praça. Mas ainda me surpreendo pelo facto do portal de maior universidade de Moçambique estar atrás do da USTM.
Avaliação
Um ponto em comum nestes sites é a componente estrutural. Boa parte dos sites desta lista praticamente ignora questões mais profundas da Web, como a componente SEO, a experiência do utilizador e Marketing Digital. Nesta lista apenas o próprio Google e o Sapo são empresas viradas à internet.
Praticamente todos os sites da lista são de instituições que oferecem produtos e serviços offline (fora da web). O que faz com que parte do tráfego que coloca estes sites nas primeiras posições chegue de forma espontânea graças à sua reputação.
Com isso eu quero dizer que estas posições tendem a mudar à medida que mais pessoas vão adquirindo conhecimento avançado em internet. Você pode ter o seu site no topo desta lista se estiver disposto a investir tempo e dinheiro explorando os melhores nichos, estudando ou até mesmo contratando os melhores profissionais para cuidarem do seu site.
Se você deseja ganhar dinheiro com o seu blog, você precisa ser competitivo e destacar-se no meio da multidão, não é mesmo? É a aí onde entra a componente SEO, uma das técnicas que você precisa conhecer para chegar ao seu objectivo. Este artigo vão ajuda-lo a compreender a essência do SEO da forma mais simples possível.
SEO é uma sigla em inglês de Search Engine Optimization, que significa Optimização para motores de pesquisa, que consiste num conjunto de estratégias a serem usadas para colocar um website nos primeiros resultados dos sites de pesquisa/busca (Google, Bing, Sapo, etc) e para aumentar a classificação do site na internet (Pagerank).
SEO na Teoria
Nós todos sabemos que os clientes que mais trazem lucros para as lojas e estabelecimentos comerciais, são aqueles que não se preocupam muito com detalhes, não investigam preços em várias lojas diferentes antes de comprar um produto, não olham para o selo de proveniência, não avaliam a qualidade, apenas olham para a montra e compram – e só mais tarde verificam se o produto corresponde a o que precisavam, ou não.
Na internet também é assim, o grosso das pessoas que procuram conteúdo na internet olham sempre o que aparece primeiro nos resultados, e só depois de entrarem na página é que vão saber se realmente o conteúdo é aquele que procuram, Por essa razão, é importante que você esteja sempre nas primeiras posições nas pesquisas do seu nicho de mercado.
Em termos genéricos, mesmo que o seu conteúdo não vá satisfazer os utilizadores que chegarem ao site/blog através de motores de busca, se você estiver em primeiro lugar, você terá mais tráfego que os demais. Porém é improvável que você permaneça em primeiro lugar nas pesquisas do Google, por exemplo, se a experiência que os utilizadores têm no seu site for negativa.
É importante que haja uma combinação consistente entre o que você promete e o que você dá. Se você promete que vai ensinar as pessoas a fazer pulseiras artesanais, você tem que ensinar a fazer pulseiras artesanais e deixar as pessoas satisfeitas com os seus ensinamentos, caso contrário, as pessoas irão aprender com outra pessoa, e aí você vai perder o seu lugar para quem realmente ensina.
Se você deseja ser líder no seu nicho de mercado, você precisa ir de acordo com as necessidades dos seus clientes, melhor do que a concorrência. Essa é a essência do SEO, mas na prática isso é muito mais complexo e cabeludo.
SEO na Prática
Quando publicamos alguma coisa no nosso blog, depois de algum tempo os mecanismos de pesquisa procuram na rede (através de robôs) e adicionam automaticamente o conteúdo aos seus directórios e passado algum tempo, aquele conteúdo passa a estar disponível para quem procurar por ele ou por algo relacionado na Web. A este processo chamamos de indexação.
Nem todo o conteúdo é indexado pelos motores de busca (e nem deve), você precisa escolher o que quer mostrar para as pessoas. Por padrão, a sua plataforma de blog permite a indexação de tudo o que você publica, até aquilo que talvez não sirva para nada. Ao estudar o seu sistema (Blogger, WordPress, Joomla, etc.) e definir o que pode e o que não pode ser indexado, você estará aplicando uma técnica de SEO.
Nem todo o conteúdo é indexado da mesma maneira, você precisa definir de que forma os utilizadores verão o seu conteúdo nos resultados, assim como de que forma os robôs irão lê-lo. Existem atributos padronizados na Web que servem para classificar o conteúdo na Web. Ao usar os atributos correctos nos seus diferentes tipos de conteúdo, você estará aplicando outra técnica SEO.
Eu vou agora listar um conjunto de técnicas de optimização de sites para motores de pesquisa que você pode e deve aplicar no seu site…
Técnicas SEO
Descrição:Esta é uma técnica especialmente virada ao SEO. Consiste em descrever o conteúdo que você publica para facilitar que os leitores saibam o que vão encontrar no seu site ou artigo. Você deve usar toda a sua criatividade para convencer ao utilizador, que o seu site oferece a melhor opção ao que ela procura.
Você deve criar uma descrição para o seu site no Geral e outras para cada página e artigo que você publica.
Exemplo de descrição de Pesquisa da página inicial do Blog Imagens Giras.
Tags: São etiquetas que você usa para identificar a natureza do seu conteúdo. São palavras soltas recorrentes na página ou no artigo, palavras que resumem o artigo ou o site, são chamadas em SEO de palavras-chave (keywords), Coloque tags para o seu blog no geral e em todos os seus artigos.
Uso de keywords: Uma vez que você já definiu quais são as palavras que resumem o seu artigo, você deverá garantir que elas tenham uma grande presença dentro do artigo em questão – sim você deve naturalmente (sem prejudicar a experiência dos utilizadores) aparecer repetida, porém contextualizada algumas vezes no artigo ou na página.
Não tente manipular os mecanismos de pesquisa criando descrições e abusando de keywords, você poderá ser penalizado por isso, faça tudo de forma natural.
Permalinks personalizados: Verifique sempre se o link permanente para o seu artigo contém as palavras chave do mesmo e evite criar links muito compridos.
Optimizar os títulos: Não “enrole” as pessoas com títulos longos, além de aparecerem cortados nos resultados de busca, essa é uma péssima forma de perder visitas. Diga a elas o que você quer mostrar da forma mais objectiva e apelativa possível. Resuma o seu artigo no título e lembre-se sempre de incluir as palavras-chave nele.
Optimizar imagens e links: Coloque sempre um atributo “alt” nas suas imagens e descreva todos os seus links. A única forma de os “buscadores” saberem o que a sua imagem apresenta é através da descrição que você dará a ela.
Originalidade: Apresente conteúdo original, crie seu próprio conteúdo. Querer ganhar dinheiro com blogs copiando conteúdo alheio é uma péssima ideia.
Link Building: Se você tem conteúdo original e atractivo, automaticamente as pessoas irão gostar e recomenda-lo em seus próprios sites e nas midias sócias, etc. Quanto maior for a reputação do site que indica o seu conteúdo através de links, melhor é para você.
Algumas vezes você poderá recitar conteúdo já publicado no seu blog. Crie links para seu próprio conteúdo de forma natural dentro dos seus artigos.
Existem outras técnicas mais simples como: o nome do domínio, os cabeçalhos, o tamanho dos seus textos (quanto maior melhor), remoção de links quebrados, redireccionamentos, etc…
Um webmaster tem que saber que a maior parte das ideais que ele tem para seu website, já foram aplicadas e já existem quem tenha pensado em outras para superar a sua. É imperioso que estejamos sempre de olho no que os concorrentes têm feito e nas actualizações que os mecanismos de busca efectuam. Isso será determinante no seu trabalho. Em internet não existem técnicas definitivas. Existem técnicas que eu nunca ensinarei aqui, mas você poderá aprender e testar por conta própria.
Mas não precisa ser tão complicado assim. Hoje existem diversas empresas dedicadas exclusivamente ao SEO, você pode contratar uma delas ou um profissional na área para cuidar dessa parte do seu empreendimento.
Em Moçambique não existe nenhuma empresa dedicada exclusivamente a isso. Mas não se desespere. Você pode contratar o Matope José para fazer a consultoria SEO do seu site e ajudá-lo a levar o seu site ao sucesso e mais dinheiro no seu bolso.
Abrir uma empresa em Moçambique é uma boa ideia, primeiro porque o mercado de trabalho está bastante concorrido. Encontrar uma vaga de emprego que vá de acordo com as suas qualificações e que corresponda às suas expectativas em termos de remuneração, pode ser uma grande dor de cabeça.
O outro aspecto é positivo. Hoje Moçambique é um terreno fértil para investimentos em quase todos os sectores. A aposta certa no mercado certo, com os mecanismos e pessoal certos resultarão numa empresa bem sucedida na certa.
A economia de Moçambique continua a “expandir-se a ritmo elevado”, contrariando a tendência global, e poderá em breve tornar-se numa das mais dinâmicas do mundo, superando mesmo as taxas de crescimento da China, segundo o banco português BPI. (Notícias Moz Online)
As políticas moçambicanas facilitam muito aos investidores nacionais e estrangeiros:
O Ministério da Indústria e Comércio simplificou os processos para registar e abrir uma empresa, bem como para obter licenças;
O Ministério das Finanças simplificou consideravelmente o pagamento de impostos
O Ministério do Trabalho implementou uma nova lei de trabalho que dá quota automática para contratar mão-de-obra estrangeira e melhorar o sistema da compensação quando se procede à demissão de um trabalhador.
Como podem ver, essas são políticas criadas especialmente para simplificar os processos que envolvem a constituição de uma empresa. Moçambique saiu da lista dos 50 piores países para se fazer negócios e agora está na lista dos mais promissores graças a estes mecanismos.
Investimento Estrangeiro
Após apresentação de uma proposta de investimento ao Centro de Promoção de Investimentos – CPI, o registo de uma empresa em Moçambique e o início de operações a partir do território moçambicano, o investidor estrangeiro (pessoa singular ou colectiva) beneficia de garantias e incentivos, nomeadamente a Segurança e protecção dos direitos de propriedade, inexistência de restrições a empréstimos estrangeiros e respectivo reembolso, repatriamento de dividendos, liberalização bancária e de taxas de câmbio.
Passos Para Criar Uma Empresa em Moçambique
Pré-Inscrição na Conservatória do Registo de Pessoas Jurídicas
Nesta instituição você irá apresentar os dados sobre a sua empresa (actividade, sector, valor de investimento, etc).
O valor mínimo de investimento para acesso a garantia e benefícios fiscais é de 50 mil dólares para investimento estrangeiro directo e 5 mil dólares para investimento directo nacional.
Abrir Conta Bancária
Esta conta vai servir para o depósito do capital social. Para abrir uma, será necessário apresentar uma cópia autenticada do certificado de reservas do nome da empresa (do passo 1), o projecto de estatutos da empresa e cópia autenticada dos documentos de identificação dos accionistas.
Validação da Inscrição no Conservatório de Pessoas Jurídicas
Leve todos os documentos dos dois primeiros passos mais a cópia do certificado de reservas do nome da empresa, o projecto de estatutos da empresa e o comprovativo do depósito bancário.
Registo Fiscal e NUIT
Após a inscrição, a conservatória irá publicar a informação em BR e só depois disso pode-se proceder ao registo fiscal e obtenção do Número Único de Identificação Tributária (NUIT), bem como as licenças de funcionamento das entidades responsáveis pela área das actividades de negócio.
Notas
Antes de todo o processo é necessário fazer um profundo estudo do mercado moçambicano, para escolher o melhor sector a investir. Os sectores agrícola, turismo e recursos minerais (grande crescimento) são os que mais investidores recebem. Com menos investidores, mas com margem de crescimento está o sector dos Transportes e Comunicações.
Nota: O investidor estrangeiro pode requerer um DUAT – Direito de Uso e Aproveitamento da Terra, o direito que as pessoas singulares ou colectivas e as comunidades locais adquirem sobre a terra. Em Moçambique a terra é propriedade do Estado e não pode ser vendida, alienada, hipotecada ou penhorada. No entanto, desde que tenha um projecto de investimento aprovado pode adquirir o DUAT por pedido de autorização ao Estado e registado.
Host é a palavra em inglês usada para designar o alojamento/hospedagem de sites e blogs. É o espaço onde é armazenado o conteúdo da sua página na internet (artigos, imagens, arquivos, etc).
Não se pode falar em site ou blog profissional sem falar em host. È a raiz do seu site. Por isso é importante que você tenha um conhecimento sólido sobre esta matéria para evitar dissabores no futuro.
Uma das primeiras coisas que você vai fazer antes de levar seu blog ao ar é escolher um serviço de hospedagem (host) e um domínio. Nos dois passos eu recomendo que você opte sempre por serviços pagos. Sim, compre um plano de hospedagem e registe um domínio pago. Ambos serão seus até quando você quiser e você é livre de fazer o que bem entender com eles.
Como blogueiro você deve sempre dar atenção à sua liberdade e independência para trabalhar como quiser, ao adquirir um plano de hospedagem paga você estará dando um grande passo para isso. O outro passo indispensável é sem dúvidas o registo de domínio.
Serviços Gratuitos de Hospedagem de Blogs
Antes de pensar em comprar um plano de hospedagem, talvez você vá querer fazer uns testes para ver como será a sua página. Neste caso, eu escolhi alguns serviços que podem ajudá-lo nessa tarefa:
Mesmo que estes serviços gratuitos pareçam ir de encontro com os seus anseios, eu insisto em aconselha-lo a hospedar seu site em serviços pagos. Além de segurança, garantias e assistência técnica, você estará a garantir que seu blog é seu, e não há risco de você ser banido ou da empresa decidir fechar e você ficar desamparado.
Serviços Pagos de Alojamento de Sites
Se você está disposto a soltar algum dinheiro para adquirir um plano de alojamento, que adquira o melhor plano que há no mercado. Essa é a opção mais óbvia.
Hoje em dia a escolha de um host envolve muitos factores, há várias perguntas que você deve se fazer e a resposta deve ser SIM (pelo menos em metade delas).
1 – O serviço oferece armazenamento ilimitado?
2 – O serviço oferece largura de banda ilimitada?
3 – É possível adicionar vários domínios no mesmo plano?
4 – Há facilidades de pagamentos para moçambicanos?
Se estas condições forem satisfeitas então siga em frente. Caso não, olhe para os recursos que o seu blog irá usar mais.
Você vai fazer upload de muitos arquivos? Então que o armazenamento e a transferência sejam ilimitados ou bastante altos.
Você deseja criar um mega portal? Então que a possibilidade de adicionar domínios e subdomínios seja ilimitada ou suficiente para você.
É óbvio que você não precisa comprar um plano completo, com todos os recursos ilimitados se você não pretende usá-los.
Outro ponto a verificar é a forma de pagamento. Antes de ir muito longe veja se o serviço oferece formas facilitadas de pagamento para que vive em moçambique. Hoje este não é um grande problema, por isso dificilmente este item será um obstáculo.
Infelizmente os serviços de hospedagem moçambicanos são muitos caros e nem competem com os internacionais em termos de recursos, por isso não recomendo!
Vou listar à seguir alguns do serviços que eu uso e recomendo:
Depois de você decidir que tipo de recursos você vai precisar para a fase inicial do seu site, é hora de escolher um plano que vá de acordo com seus objectivos e seu bolso.
Visite o site que você mais gostou e escolha o plano de hospedagem que deseja adquirir;
Escolha o tempo do contrato (1, 2, 3… anos) ao seu gosto:
Prossiga com o cadastro no site e finalmente disponibilize com muita cautela seus dados bancários.
Pronto! Faça o Checkout e já está!
Ganhe um Desconto de 35% na sua compra
O Matope José o usa o Godaddy para quase todos os seus projectos online, devido à sua seriedade e estabilidade. O Godaddy é a maior empresa de hospedagem de sites do mundo e hospeda gigantes da internet.
Se deseja adquirir um plano de hospedagem considere que seja o Godaddy. Para dar-lhe mais um incentivo, eu quero oferecer a si 35% de desconto na compra de qualquer produto no Godaddy, não importa o preço.
Não há papo furado, quando for fazer a sua compra no Godaddy, use o código WOWmatope para reclamar o seu desconto e volte aqui para me contar a sua experiência.
O domínio é um endereço que leva o navegador a uma determinada página da Internet. Consiste num conjunto de dígitos alfanuméricos que possibilitam que os visitantes cheguem ao seu Website de forma simples e rápida. Ex: www.mozmaniacos.com.
O domínio é exclusivo para uma página, ou seja, um domínio só pode conduzir para um único site, mas vários domínios podem conduzir a um único sítio da Internet.
É importante que ao criar o seu blog ou site você pense no nome de domínio para ele. Afinal de contas é através dele que as pessoas chegarão até você. O domínio será a sua referência na internet. Então ao escolher o nome de domínio certifique-se de que este é semelhantes ao título do seu site e que ambos estejam de acordo com o assunto que você irá tratar no seu blog. Quanto mais simples e fácil de memorizar melhor.
Existem vários tipos de domínios e várias extensões para esses mesmos domínios, mas isso não vem ao caso agora. O importante é que você saiba que os domínios mais usados são:
.com – Não há regra para usar este domínio, mas podem existir alguns casos em que podem haver alternativas melhores a ele.
.net – Também não há nenhuma regra específica, mas se eu fosse criar um blog pessoal ou um blog sobre tecnologia, eu usaria este.
.org – Este é um domínio mais apropriado para sites de empresas, ONGs e outras organizações no geral.
.info – Este domínio pode ser um pouco estranho se não for usado em sites focados ao “about” de alguma coisa.
Onde Registar?
Os nomes de domínio podem ser comprados por qualquer pessoa por valores bem acessíveis, porém existem alguns sites que oferecem registos de domínio gratuitos, mas como um bom amigo, eu não o aconselho a ir por esse caminho.
Eu registei todos meus domínios no eNom (excepto o .co.mz), e uso o Namecheap quando trabalho com empresas. Não há nenhum motivo especial para isso, é uma questão de organização pessoal mesmo. Você pode visitar os dois serviços e decidir qual deles parece ser o melhor para você, mas em termos práticos, não há diferença.
Outros sites que você pode experimentar são: UOL, Domínios.pt, Hostgator e vários outros.
Como ter um domínio “.CO.MZ?”
O domínio .co.mz é o domínio padrão para o público de Moçambique, é uma extensão que identifica a identidade do país ao qual o site pertence, é diferente dos outros domínios exactamente por isso.
Diferente do que acontece com os domínios que tratamos acima, os domínios “.CO.MZ” não são assim tão baratos e seu registo pode não ser muito simples.
Eu vou listar alguns dos sites que oferecem melhores facilidades no registo de domínio Moçambicano:
Por enquanto esses são os únicos serviço que me pareceram confiáveis. São bem simples e vão directo ao objectivo. Pelo que pude ver, os serviços oferecem diversas formas de pagamento, o que facilita bastante a tarefa dos moçambicanos.Você só precisa verificar a disponibilidade do domínio que deseja registar, escolher o tempo que deseja adquirir e prosseguir ao pagamento, compra e configuração.Caso você tenha dúvidas ou algum receio sobre o serviço acima, faça o registo directamente no Centro de Informática da UEM, que é a instituição reguladora dos domínios “.co.mz” e o superior “.mz”.
Se você já adquiriu o seu domínio, boa sorte no seu projecto e nós estaremos aqui para ajudar.
De uma forma geral, um blog é uma espécie de diário online onde o autor publica o que bem entender. Mais especificamente, poderíamos dizer que um blog é um tipo de site na Internet que permite a publicação contínua de conteúdo diverso, dependendo do autor ou autores.
Hoje os blogs já se despiram daquela imagem de diário onde adolescentes publicam suas aventuras e passou a ser tido como uma forte ferramenta de divulgação de conteúdo e gerador de renda extra. Na verdade hoje existem pessoas que vivem exclusivamente escrevendo artigos para blogs.
O grosso dos usuários de blogs em Moçambique é a área jornalística, ou seja, os jornais online, blogs de download de música e usuários anónimos que na maioria possuem blogs pessoais, sem muitas pretensões lucrativas.
Se construído e mantido com dedicação e empenho, um blog pode atrair milhares de pessoas e naturalmente criar uma grande visibilidade ao seu trabalho ou marca, principalmente no mercado moçambicano que possui fortes nichos de mercado rentáveis ainda inexplorados.
Como Criar um Blog em Moçambique?
Existem várias formas de criar blogs, a diferença vai estar apenas no objectivo que você deseja alcançar com ele. Pode variar de um simples diário, uma montra do seu negócio, um blog didáctico (como é o caso do Matope José) até um jornal online (como é o caso do Notícias Moz), não há limitações em termos de conteúdo para blogs.
Para poder ter um blog na Internet você vai precisar dos seguintes recursos:
Alojamento ou Host: um espaço onde o seu conteúdo ficará armazenado, e de lá ele ficará disponível a todo tempo para seus leitores.
Plataforma de publicação: que é simplesmente o meio que você irá usar para redigir e publicar os artigos e ao mesmo tempo onde irá construir a aparência do seu blog, o layout, que será a primeira coisa que os leitores irão observar no seu blog.
Domínio: É o endereço da Internet que os usuários usarão para chegar ao seu blog (www.matopejose.com).
Profissional da área ou formação: Você poderá precisar de um profissional com conhecimento sobre criação e manutenção de blogs. Caso você tenha alguma formação nesta área, isso será uma vantagem.
Todos os elementos acima podem ser adquiridos com facilidade na Internet porém, os preços e as formas de pagamento podem não ser muito sustentáveis para quem quer criar um blog por puro passatempo, por exemplo.
Serviços gratuitos de criação de blogs
Felizmente existem alguns serviços na internet que oferecem todos os recursos citados de forma gratuita e sem muitas complicações. Dessa forma você poderá poupar dinheiro e tempo caso não esteja interessado em ir muito longe com blogs.
Blogger: é uma plataforma de hospedagem, manutenção e publicação gratuita de blogs, pertencente à Google, que conta com recursos equiparáveis a serviços pagos de blogging. É actualmente o serviço de blogs mais usado no mundo. – www.blogger.com
Para criar um blog no Blogger você só precisa ter uma conta no Google e conhecimento básico de Internet Eu já escrevi um artigo ensinando a criar um blog neste serviço» Como Criar um Blog em 5 minutos.
WordPress.com: tem boa parte dos recursos oferecidos pelo Blogger Quem tiver dificuldades usando o Blogger, pode tentar esta versão, que também é muito usada. – www.wordpress.com
Você não precisa de muitos conhecimentos técnicos para criar um blog no wordpress.com, o serviço oferece uma interface simples de usar e uma grande variedade de temas para seu blog.
Sapo Blogs: Este é o serviço mais simples e mais fácil de usar, porém um recurso bastante limitado. Não é a melhor opção para quem deseja criar um blog profissional. É recomendado para quem não tem muito interesse em recursos avançados e simplesmente quer levar sua voz ao mundo. – blogs.sapo.pt
Outros: Existem vários outros serviços que oferecem óptimos recursos, mas eu preferi listar os mais usados em Moçambique. Sinta-se livre para testar outros e se possível conte-nos sobre sua experiência.
Serviços Pagos de Criação de Blogs
Para quem quiser ter liberdade completa para fazer o que quiser com seu blog, sem limitações, existem alguns serviços que podem ajudá-lo nesse percurso, você só precisa ter conhecimento técnico ou então “disposição” para contratar um profissional:
WordPress.org: O serviço em si é completamente gratuito, porém você precisará de um domínio e Host para poder fazer uso do serviço.
Existem outras opções que eu poderia listar (e talvez o faço no futuro), mas o WordPress é sem dúvidas a melhor opção para quem deseja ter um blog profissional de alta qualidade. Grandes empresas usam o Wordpress para criar seus blogs. Você pode aprender a criar um blog no WordPress no artigo do Ferramentas Blog – Como Criar um Blog no WordPress.org.
Bom. Agora que você já sabe o que é um blog, para que serve e como criá-lo, só falta escolher a melhor opção para si e começar a levar seu trabalho ao mundo. Nós estaremos aqui dando várias dicas para para ajudá-lo a chegar ao seu objectivo.