free web stats
Início / Ganhar Dinheiro / Porque Não Estou Ganhando Nada Com o Meu Blog?

Porque Não Estou Ganhando Nada Com o Meu Blog?

Blogueiro Moçambicano

Assim como a maioria das pessoas que têm um blog, eu não comecei a blogar com o intuito de ganhar dinheiro, essa é a razão pela qual este blog é muito simples e raramente é actualizado, no entanto os artigos são escritos  pela simples vontade de partilhar experiências e pelo gosto que tenho pela escrita. Isso não que dizer que eu não tenha interesse em ganhar dinheiro com blogs, mas estou ciente do que é necessário para ter sucesso nessa empreitada e tenho outros projectos que são para isso. E então vem a pergunta: “É possível ganhar dinheiro com um blog?”

A resposta é sim!

Porquê não ganho?

Se você já tem um blog e ainda não começou a ver os frutos do seu trabalho as razões podem estar bem na sua cara:

1. Tráfego: Sem visitas sem dinheiro. Entenda que 100 visitas e 500 pageviews não são nada para adsense, mas podem ser alguma coisa para quem vende um produto próprio. Em todo o caso, se deseja ganhar dinheiro de verdade comece a pensar numa forma de conseguir um número considerável de visitas diárias.

2. Identidade: Ontem o seu blog era sobre celebridades e hoje é sobre artes marciais? Ou pior o seu site é sobre celebridades e artes marciais? Há alguém no mundo que procura por isso? Não misture conteúdo no seu blog, se o fizer então descarte a possibilidade de ganhar dinheiro com ele. Já falamos sobre isso no artigo Construindo Sua Marca: Introduzindo e Destacando Sua Empresa.

3. Método errado: Existem várias formas de ganhar dinheiro com blog e ninguém disse que aquela forma que você tanto ouve falar vai funcionar no seu blog, teste até encontrar um método que sirva para si.

Porque Não Estou Ganhando Nada Com o Meu Blog?

Como eu ganho dinheiro com o meu blog

Como eu disse anteriormente, uma das primeiras coisas necessárias para um blog rentável é conhecer bem o mercado dele. Seria estúpido da minha parte esperar fazer 1000 dólares com adsense neste blog, mas tenho outros onde fazer menos que isso soa estranho. Tudo para dizer que nem só de Adsense ou programas de anúncios viverá o blogueiro.

Há algumas alternativas

Enquanto para alguns colocar anúncios adsense pode ser perfeito, para outros pode ser uma grande subvalorização do seu trabalho. Já outros podem estar a sacrificar o seu blog ao centrar a sua atenção para venda de um produto, é preciso saber separar o trigo do joio e saber fazer as escolhas certas para o seu blog.

Aqui estão algumas maneiras que podem colocar dinheiro no seu bolso:

  • Programas de afiliados: Consiste em vender produtos de outras pessoas  e ganhar uma comissão em cada venda efectuada.
  • Venda de produtos próprios: Vender seus próprios produtos (eBooks, webinars, apps, etc). Esta é uma das melhores formas de gerar receita, visto que você produzirá para os seus leitores, exactamente o que eles querem.
  • Publicidade: Se você tem tráfego decente, você pode vender espaço publicitário. Você pode optar por anunciantes directos ou serviços de publicidade como o Adsense e Boo-Box. Este método pode ser usado em paralelo com os demais aqui apresentados.
  • Consultoria e Serviços: Você pode usar um blog para construir uma presença online, em seguida, usá-la como canal de consultoria ou serviços autónomos.

Eu tenho vários projectos diferentes na internet e uso diferentes métodos para monetiza-los. É preciso que você avalie qual é o melhor método para o seu blog e fazer muitos testes.

Os gurus estão errados

Os gurus da  internet dizem que é tudo fácil. Eles dizem que você vai ganhar dinheiro rápido. Assim como eles fizeram. Mas isso não é verdade. Pelo menos, não é provável. A realidade é que viver a 100% do dinheiro ganho na internet é complicado. Não é impossível, mas difícil. É por isso que eles chamam de trabalho.

Você provavelmente não vai fazer seis dígitos com um blog. Não de imediato,  não com facilidade. Mas isso não quer dizer que você não pode ganhar dinheiro decente.

Não existe fórmula mágica

Esqueça os esquemas de enriquecimento rápido, os clubes de dinheiro e etc. Não conheço uma história de sucesso na internet que não envolva noites e noites de trabalho. Eu levei 365 dias para ver o meu primeiro tostão na internet, isso depois de vários meses preparando os meus projectos com o melhor conteúdo possível, e de lá para cá os lucros tendem sempre a aumentar.

Tarefa

Analise o seu blog e outros da mesma área que o seu – compare a qualidade e veja se você realmente merece ganhar o mesmo que os demais. Se você concluir que não, comece a trabalhar mais sério.