free web stats

Como criar um site institucional para a sua empresa

A forma mais rápida de obter informação sobre qualquer coisa hoje em dia é através do Google outros serviços de pesquisa qualquer. Muitas pessoas têm o hábito de procurar mais informações sobre qualquer novidade que surge na Internet,  Se você possui uma empresa, é importante garantir que ela exista também virtualmente, de modo a  permitir que quem está interessado em seus serviços não tenha muitas dificuldades em obter informações detalhadas sobre sua empresa e o que ela tem a oferecer.

Não perca clientes simplesmente porque eles possuem dúvidas não esclarecidas sobre a sua empresa. Crie um site oficial onde é possível recolher o maior número possível de informação, até ao nível em que o cliente chegue à sua empresa com uma ideia clara do que irá encontrar e talvez chegue pronto para fechar negócio. Se a sua for uma empresa pequena esta será uma vantagem em relação aos seus concorrentes e uma porta para o seu crescimento,

1.    Criando o site

Você pode contratar um profissional na área que fará o trabalho para si, pode entrar em contacto connosco para essa tarefa ou pode seguir as dicas que vou deixar à seguir.

Antes de criar o site para a empresa, você deve escolher a plataforma onde o site será desenvolvido, a hospedagem e o nome de domínio.

A plataforma

A plataforma mais usada para criar websites para empresas em Moçambique é o Joomla, mas nada o impede de experimentar outras plataformas. Nós recomendamos o WordPress, que apesar de ter sido originalmente concebida para blogs, é poderosa o suficiente para criar um site fantástico para sua empresa, além de ser mais popular, segura e relativamente mais simples de manter.

A hospedagem

Para ajudá-lo a entender melhor e a escolher o serviço certo de hospedagem, nós criamos o artigo O que é um Host? . É importante saber escolher um plano de hospedagem equivalente ao tamanho da empresa e da envergadura do site que pretendemos criar. Uma dica particular minha é que você contrate planos de hospedagem estrangeiros para evitar dores de cabeça no futuro.

O nome de domínio

O nome do domínio é o endereço do seu site. Por razões óbvias é recomendável que escolha um nome de domínio igual ao nome da sua empresa. Se o nome da sua empresa for Lugela o seu domínio deverá ser lugela.co.mz, lugela.com, lugela.org, etc. A extensão fica ao seu critério.

A minha dica é que você escolha a extensão .org caso sua empresa seja um grande organização, as restantes podem ser usadas sem limitações.

Saiba um pouco mais sobre os domínios em O que é um domínio e Como Fazer o Registo? 

2.    A aparência do site

Escolha um layout que esteja de acordo com as cores e natureza da sua empresa. Se a sua empresa é uma loja de bonecas para crianças, o seu site deve ter aparência correspondente, o mesmo acontece com empresas de prestação de serviços etc. Tenha muita atenção na hora de escolher um layout para o seu site.

3.    O conteúdo do site

Uma vez criado o site é necessário saber que tipo de conteúdo publicar e qual conteúdo não deve constatar no seu site.

A página inicial

A página inicial é a primeira coisa que os seus futuros clientes verão ao entrar no seu site, por isso você deve concentrar as suas atenções nela.  O slogan e o logo da sua empresa devem ser o destaque, assim como o lema e os serviços que ela oferece. Linke esse mesmo conteúdo para páginas separadas onde você vai aprofundar cada um dos assuntos. Em resumo, a sua página inicial deverá ter infográficos e texto clicável que direccione a páginas como:

Sobre: Fale da empresa e sobre os seus serviços, breve historial, prémios, etc.

Produtos/Serviços: Fale detalhadamente sobre o que sua empresa oferece e do público que a interessa.

Preços: Se possível, coloque os preços dos seus produtos e serviços e simplifique a vida dos clientes – Este conteúdo pode estar na mesma página dos produtos e serviços, dependendo da complexidade das mesmas.

Promoções: Se houver alguma promoção especial na sua empresa, apresente detalhes nesta página. Se não houver, não há necessidade de cria-la.

Contacto:  Coloque seu endereço electrónico, número de telemóvel, endereço físico e outras opções de contacto disponíveis.

Esta página deve ser a última em termos de apresentação, para evitar que os clientes entrem em contacto para apresentar dúvidas já esclarecidas nas outras páginas.

Com isso você terá o seu website pronto para receber os seus clientes como se fosse um balcão virtual, onde o cliente tem total controle e consequentemente maior vontade de fazer negócio consigo ou comprar o seu produto.

Matope José

Empreendedor e Consultor. Escreve sobre Marketing Digital, Empreendedorismo Online e Oportunidades de Negócios Digitais.