free web stats

Sobre o Negócio dos Chineses Burladores em Moçambique

Muitas pessoas estão o desaparecimento repentino da empresa chinesa que promovia um esquema de investimento multi-nível que oferecia lucros extraordinários com pouco ou nenhum risco. O facto é que tudo não passava de uma fraude financeira conhecida como Esquema de Pirâmide ou Esquema Ponzi.

Como funciona o esquema de pirâmide?

Um esquema de pirâmide é um esquema ilegal e fraudulento de investimento, que funciona em níveis hierárquicos. Novos recrutas compõem a base da pirâmide e fornecem um financiamento com a promessa de que irão receber um retorno sobre o investimento depois de um período de tempo. Um esquema de pirâmide não envolve a venda de produtos. Em vez disso, ele conta com o influxo constante de novos investidores que drenam “o investimento”, que é canalizado para aqueles que estão no topo da pirâmide, usualmente os criadores do esquema.

Você é obrigado a pagar uma taxa para entrar no esquema de investimento.

Em seguida você é compelido a recrutar amigos ou familiares para aderirem ao esquema. Se você fizer isso com sucesso, você recebe uma comissão oriunda das receitas dos convidados.

O seu dinheiro não é realmente investido em nenhum produto. Em vez disso, ele simplesmente passa pela cadeia de investidores. É muito improvável que todos investidores recuperem o investimento perdido. Enquanto o fraudador no topo irá recolher a maior parte dos lucros, aqueles que entraram no esquema mais tarde acabam perdendo.

Em resumo foi isso que aconteceu com muitos moçambicanos que aderiram ao esquema da empresa chinesa que evaporou de repente.

Matope José

Empreendedor e Consultor. Escreve sobre Marketing Digital, Empreendedorismo Online e Oportunidades de Negócios Digitais.

Click Here to Leave a Comment Below

Desiderio Senzani - last year Reply

O Moçambicano sempre vitimas de burladores e nunca aprende… onde para o Maputo da sorte, Moçambique da sorte, dízimos
etc etc….

Nao caiamos em lucros fáceis algo esta errado quando e assim

Obrigado

CHEILA - last year Reply

Ola
muito triste oque aconteceu com os nossos irmaos Mocambicanos, mas depois da sua explicacao fiquei com uma duvida, sobre o esquema de piramide:
existem empresas ou grupos ca em Mocambique que fornecem produtos de beleza,saude etc…
e ja pude participar num workshop cujo o esquema funciona do mesmo jeito, ou melhor primeiro a pessoa recrutada deve fazer uma encomenda do produto, e posteriomente continua a encomendar e recrutar pessoas o maior ganho esta nas vendas das pessoas que passas a recrutar logo a pessoa que me recrutou (ex) tem maior ganho lucro assim sucessivamente, fica uma verdadeira piramide, sera isso uma piramide ilegal?

    Matope José - last year Reply

    Nesse caso é também um negócio em pirâmide, mas não é ilegal por ser baseado na aquisição e revenda de produtos reais. A esse tipo de negócio chamamos Marketing Multi-nível.

Claudio - last year Reply

Hi,
Muito lamentável o que aconteceu, tomará que sirva de aprendizado para todos que pensam no enriquecimento rápido e sem riscos.
Também pedir ao consultor que sempre que possível, usar palavras menos técnicas para explicar ao povo acerca do assunto de modo ao conteúdo ser percebido pelo maior número de pessoas. De recordar que se todos tivessem esse domínio técnico não entrariam nesse jogo.

Anônimo - last year Reply

Triste e lamentável é a atitude dos nossos dirigentes, que não velam pela nossa segurança em todos níveis, onde está a nossa policia de investigação, até o mais desinformado da cidade teve conhecimento dessa burla, será que eles não tiveram? Para mim chega desse tipo de Governação

Milton vhonani - last year Reply

So lamentar muito triste isso, mas assima de tudo aprender com isso para que nao sejamos os proximos a cair em armadilhas como essas.

Leave a Reply: