free web stats

Como filtrar tráfego de qualidade para o seu site

É sabido por todos que quanto maior interesse um cliente tiver no nosso produto, maior é a chance de ele adquiri-lo  – essa é uma Lei universal – por isso também aplica-se aos sites, blogs e qualquer outro empreendimento online. Você só irá Ganhar Dinheiro com o site se conquistar os visitantes certos – aqueles que estão realmente interessados no que você oferece.

Mas como identificar quem está interessado?

Se você trabalha com um nicho bem específico é mais fácil fazer essa separação e é fácil também conseguir tráfego de qualidade, uma vez que tanto você quanto os seus leitores têm no seu site algo em comum. Se possui um seu site sobre Artesanato com folhas de coqueiro, você poderá receber visitas de pessoas que gostam de vários tipos de artesanato, mas só quem está interessado em artesanato com folhas de coqueiro irá comprar seu produto, indicar seu site e voltar regularmente. Por isso é importante saber “captar” estes potenciais clientes de modo a converte-los em cliques, compra ou propostas de negócio.

As principais fontes de tráfego para os websites são os motores de busca, outros sites, redes socias, e email. Para conquistar tráfego de qualidade a sua atenção deve estar virada aos motores de busca, a explicação virá nas próximas linhas.

Quem é o melhor comprador para si?

a) Aquele que entrou sua loja de artesanato porque viu um banner de promoção na entrada

b) Aquele que chegou à sua loja desperado a procura de artesanato com folhas de coqueiro para oferecer como presente?

Se você escolheu a opção b é porque já está a começar a entender a essência do que eu quero mostrar. O mesmo acontece quando alguém entra no Google em busca de alguma coisa, ela vai clicar sempre nos primeiros resultados que aparecerem, porque além de ela estar à procura de algo bem específico (muitas vezes em carácter de urgência), os primeiros resultados são os que melhor respondem à sua consulta. Estes sites ganham mais uma visita de qualidade, que provavelmente retornará sempre que necessário.

O que não acontece com links publicados no Facebook, comentários, emails, etc (opção a) –  é possível que apenas 10 das 100 pessoas que vão ver o link cliquem nele, e dos que clicarem talvez nenhum deles se interesse pelo que você mostra no seu site e nunca mais voltem.

Agora que você já sabe de onde virá o tráfego de qualidade, o objectivo é óbvio.

Objectivo: Ficar na primeira posição nos resultados de pesquisa.

Imaginemos que alguém esteja à procura de do episódio final da novela venezuelana A viúva jovem: Ela chega ao google e digite “final viúva jovem” e o resultado será como você pode observar na imagem abaixo.

viuva-jovem-tv-moz

Existem vários resultados na pesquisa que oferecem efectivamente o último episódio desta novela, mas porque a TV Moçambique Online está em primeiro lugar?

Eu não tenho o hábito de ver novelas ou televisão no geral, mas o mercado de televisão é rentável, por isso criei o site, fui o responsável pelo artigo que aparece em primeiro lugar na imagem e até hoje faço o necessário para garantir que este permaneça onde está.

Mas a pergunta permanece:

O que fazer para aparecer na primeira posição do Google?

As regras da da internet não fogem muito das regras do mundo convencional. só se destaca aquele que:

  • Trabalhar melhor que a concorrência
  • Oferecer melhores produtos e serviços
  • Oferecer melhor atendimento
  • Realizar as melhores campanhas de Marketing
  • Trabalhar num nicho com concorrência e mesmo assim destacar-se
  • Oferece conteúdo exclusivo e atractivo

Ao criar o post com vídeo final da novela eu tomei em conta os seguintes factos:

a) Existem pessoas à procura?

b) Existem sites que respondam à procura?

c) E as respostas são satisfatórias?

d) Falta alguma coisa lá? O que?

Estas perguntas são universais e você deve fazer a si mesmo quando estiver a preparar um produto, um serviço ou um artigo novo no seu blog.

Em resumo, você deve disponibilizar algo que responda aos anseios de um público específico. Isso não quer dizer que você vai começar a vender brinquedos sexuais na sua loja de artesanato porque a procura é maior e nem eu vou começar a publicar episódios de novelas neste blog porque deu certo num outro site bem diferente deste. Além de perder seus clientes antigos, você estará a correr um sério risco de ser penalizado pelos mecanismos de pesquisa por causa da sua falta de identidade e o seu sonho de aparecer nos primeiros resultados ficará cada vez mais distante.

Se acha que o seu negócio actual não rende tanto quanto um outro renderia, considere fazer alterações de forma a melhorá-lo ou comece um negócio completamente à parte para ver os resultados – não misture as coisas.

Optimize o conteúdo

Observe seus concorrentes e veja onde eles estão a falhar. Procure saber o que os seus clientes mais gostam no seu site e dê destaque a elas. Optimize o seu conteúdo com pequenos detalhes que em condições normais os visitantes teriam que ir para outro site para encontrar. Enfim… que o seu conteúdo seja superior em todos os sentidos.

Divulgue da forma correcta

Você pode fazer o que estiver ao seu alcance para promover as suas páginas na internet. Eu vou deixar apenas coisas que VOCÊ NÃO PODE FAZER de forma alguma.

-Enviar para agregadores de conteúdo

– Enviar emails em massa pessoas desconhecidas (nem pensar)

– Criar várias páginas com o mesmo conteúdo ou reproduzir o conteúdo noutros sites.

– E qualquer outra coisa que não seja natural

SEO

Falando uma forma genérica as estratégias descritas acima são o essencial daquilo que nós chamamos de Search Engine Optimization (Optimização para os mecanismos de pesquisa), mas existem outras tarefas muito específicas que farão toda a diferença à longo prazo. Não cometa o pecado que muitos grandes portais moçambicanos insistem em cometer – não ignore as estratégias SEO. Saiba mais sobre Optimização para mecanismos de pesquisa e algumas das principais técnicas no artigo O que é Search Engine Optimization?

As restantes regras não necessitam de explicação, volte a elas e comece a formular novas estratégias de modo a fazer com que seu empreendimento online esteja de acordo com elas o mais rápido possível.

Bom Trabalho!

Matope José

Empreendedor e Consultor. Escreve sobre Marketing Digital, Empreendedorismo Online e Oportunidades de Negócios Digitais.

Click Here to Leave a Comment Below

leonilde - 5 years ago Reply

Oi tudo bem, gostei da iniciativa. Ao efectuar uma busca de serviços a partir de casa usando a internet, pude notar que em Moçambique ainda existe uma lacuna muito grande, dando- nos novas oportunidades de investimento neste ramo. Acho interessante, forca.

leonilde - 5 years ago Reply

Como criar um site para divulgar os meus servicos??

andre - 5 years ago Reply

ola eu gostava de abrir un negocio em mocambique inportacao de carros alguem sabe algo sobre isso como funciona, queria a brir uma empresa .
sou portugues
Obrigado.

Leave a Reply: