free web stats
Início / Marketing Digital / Entendendo a Publicidade Nativa

Entendendo a Publicidade Nativa

Entendendo a Publicidade Nativa

O Que é Publicidade Nativa?

Publicidade nativa é uma forma de criar campanhas publicitárias, que consiste em criar anúncios de forma a que se assemelhem ao conteúdo da plataforma onde será veiculado – o utilizador poderá consumir o anúncio como se estivesse a ver conteúdo daquela plataforma. Um anúncio nativo numa rede social aparece na lista de publicações recentes ou recomendadas para o utilizador no mesmo fluxo das actualizações dos seus amigos. Um anúncio nativo no www.matopejose.com seria parecido com um artigo educativo, como normalmente escrevo, mas o objectivo do anúncio não seria educar.

A ideia de publicidade nativa não é nem de longe nova. Os publieditoriais existiam muito antes ambiente digital que conhecemos existir, tanto nos jornais impressos quanto na televisão e rádio sempre foi comum ver propaganda dissimulada.

Uma esmagadora maioria de profissionais de marketing confundem o Marketing de Conteúdo com a Publicidade Nativa. Estes dois são muito diferentes. Dentre as muitas diferenças podemos citar o facto da publicidade nativa ser apenas publicidade, que pode ou não atrair os utilizadores de uma certa plataforma a realizarem uma determinada acção (registo, compra, leitura, clique, visita, etc), enquanto que o marketing de conteúdo centra-se sempre no agregar valor ao utilizador. Com isso podemos entender então que a publicidade nativa pode ser aplicada no âmbito das estratégias do Marketing de Conteúdo – podemos usar a publicidade para atrair pessoas ao nosso conteúdo.

Uma questão de transparência

O consenso é que os editores digitais devem dar aos leitores algum tipo de informação para que estes saibam que eles estão a consumir conteúdo patrocinado. A verdade é que quanto mais o anúncio se parecer com conteúdo padrão do site, melhor é para o anunciante, pois são maiores as chances de você consumir o anúncios. O que não quer dizer que você irá consumir conteúdo publicitário sem notar.  Seria óptimo se fosse possível ver ou ler um anúncio nativo sem primeiro saber que foi pago, mas a probabilidade de isso acontecer é praticamente nula.

Podemos então concluir que o bom dos anúncios nativos é que eles atraem mais o público e consequentemente aumentamos as nossas taxas de cliques e volume de tráfego. Embora tráfego e conversão em muitas vezes estejam co-relacionados, não haverá nenhuma grande diferença entre usar publicidade nativa ou convencional se você não tiver um bom plano de conversão do seu público.

Confira o meu vídeo com uma explicação rápida sobre publicidade nativa com alguns exemplos: