free web stats
Início / Marketing Digital / 5 Dados Estatísticos do Instagram a Ter em Conta

5 Dados Estatísticos do Instagram a Ter em Conta

5 Dados Estatísticos do Instagram a Ter em Conta

Este é o segundo artigo seguindo sobre o Instagram que escrevo no blog e o motivo é simples. O que começou como um simples aplicativo de partilha de fotos entre amigos, transformou-se numa comunidade global de consumidores e marcas. O Instagram agora tem mais de 300 milhões de membros que partilham mais de 70 milhões de fotos e vídeos por dia.

Lar de criatividade em todas as suas formas, o Instagram é um espaço onde é possível encontrar tudo, desde imagens de paisagens deslumbrantes até às mais novas tendências da moda. A comunidade de utilizadores continua a crescer e a desenvolver-se, ao mesmo tempo que aumentam os benefícios para as celebridades, atletas e marcas.

Vou partilhar algumas estatísticas reveladoras do Instagram que lhe ajudarão a optimizar o seu engajamento e dar a este app maior espaço na sua estratégia de marketing.

1. As taxas de engajamento são mais altas no Instagram – Cerca de 4.21%

Forrester analisou mais de 3 milhões de interacções de utilizadores com mais de 2.500 publicações de marcas em sete redes sociais. Infelizmente essas marcas obtiveram uma taxa de engajamento menor que 0,1 por cento em seis das sete plataformas, incluindo o Facebook e o Twitter.

No entanto, as publicações do Instagram, geraram uma taxa de 4,21 por cento de engajamento por seguidor. Isso significa que o app gerou para as marcas 58 vezes mais engajamento por seguidor do que no Facebook e 120 vezes mais engajamento por seguidor do que no Twitter.

50% dos comentários são feitos nas primeiras seis horas

Não surpreende que a maioria dos comentários no Instagram aconteçam rapidamente. Segundo um estudo da Simply Measured, em média, as publicações de marcas famosas recebem 216 comentários, com 50 por cento dos comentários a serem feitos nas primeiras seis horas e 75 por cento feitos nas primeiras 48 horas.

No entanto, o estudo também concluiu que as publicações com alto desempenho (aquelas mensagens com o dobro da média de engajamento), verificam o pico do volume de comentários um pouco mais tarde, levando mais de 13 horas para atingir 50 por cento do total de comentários. O conteúdo de alto desempenho no Instagram tem uma vida útil mais longa do que publicações comuns, é por isso que é importante pensar na qualidade.

Ao invés de enviar continuamente novos conteúdos só para manter o ritmo, dedique tempo para a criação de conteúdo de alta qualidade, conteúdo atraente.

3. @menções na legendas recebem 56% mais engajamento

Em média as legendas das imagens no Instagram têm de 138 caracteres, incluindo hashtags. Ainda de acordo com a Simply Measured, há pouca correlação entre a quantidade de texto e da taxa de engajamento, por isso não tenha medo de usar o espaço extra se for necessário para transmitir a sua mensagem.

legendas-nas-imagens

Enquanto número de caracteres não afecta significativamente o engajamento, a mensagem transmitida certamente o faz. Em média, as mensagens que incluem referências a outros utilizadores recebem 56 por cento mais engajamento do que aquelas que não o fazem. No entanto, isso não significa que você deve começar a enviar spam @mencionando tudo e a todos. Este recurso tem funcionado bem para aqueles que fazem o seu uso de forma autêntica e relevante.

4. Adicionar localização resulta em 79% a mais de engajamento

O mapa do Instagram permite-lhe mostrar onde você tirou suas fotos e dar aos utilizadores uma outra maneira de descobrir o seu conteúdo. Este recurso está desactivado por padrão, mas já lhe dou uma boa razão para desactiva-lo: as publicações com localização recebem cerca de 79 por cento maior engajamento.

5. Imagens simplistas geram mais “gostos”

cores-instagram

A fim de determinar que tipos de fotos produzem maior desempenho no Instagram, a Curalate examinou mais de 30 estilos de imagens em mais de 8 milhões de imagens no Instagram. Veja um resumo do resultado obtido:

  • Imagens claras geram 24 por cento mais “gostos” do que imagens escuras;
  • Imagens com maior espaço vazio no fundo geram 29 por cento mais gostos do que aqueles com pouco espaço;
  • Imagens que têm o azul como a cor dominante geram 24 por cento mais “gostos” do que as imagens que são predominantemente vermelhas;
  • Imagens com uma única cor dominante geram 17 por cento mais “gostos” do que imagens com várias cores dominantes.
  • Altos níveis de textura geram 79 por cento mais “gostos”.

É claro que há não é uma fórmula que promete sucesso. Recomendo a criação de suas próprias experiências para ver qual dessas opções retorna altos níveis de engajamento para as suas fotos.

Agora que você sabe mais, é hora de analisar como é que estes dados vão ter impacto na sua estratégia de Marketing Digital.