free web stats
Início / Empreendedorismo / Como Ganhar Dinheiro Com Artesanato

Como Ganhar Dinheiro Com Artesanato

Como Ganhar Dinheiro Com Artesanato

O artesanato é muito procurado em Moçambique, mas infelizmente são poucos os artistas que conseguem tirar proveito disso. A maioria limita-se a ficar em esquinas à espera que um turista apareça para comprar – e isso não é mau ao todo – mas usar o seu talento para estabelecer um negócio mais sólido é sempre o mais apropriado para quem realmente deseja Ganhar Dinheiro com Artesanato.

Quanto Vai Ganhar Com o Negócio de Artesanato?

Se você trabalha com artesanato em tempo parcial, é improvável que você faça uma fortuna a menos que você tenha muita sorte. Sua renda vai depender de uma série de factores, como a qualidade do seu trabalho e a demanda por ele.

Apesar da recessão, muitas pessoas ainda estão dispostas a pagar preços elevados por objectos de arte e itens coleccionáveis. Quanto mais trabalhoso e raro o seu ofício for, mais rentável ele será.

Ganhar Dinheiro Com Artesanato
Máscaras Artesanais (Foto: babasteve /CC BY)

Passos Para Ganhar Dinheiro Com Artesanto

Temos que se assumir que qualquer um que considere a ideia de Ganhar Dinheiro com artesanato tem as suas habilidades artesanais bem definidas. Mas há muito mais do que isso. Siga este guia que mostra os passos para a criação de uma grande carreira no artesanato.

1. Pesquisa

Nos dias de hoje, não basta simplesmente passear pelas lojas de artesanato e ver o que elas estão a vender mais. Encontre tempo para ver o que já está disponível no mercado e como as suas ideias (o seu artesanato) podem sobressair dentro dele.

O tempo que você gasta para descobrir exactamente o que move o mercado será um tempo bem gasto. A pesquisa de mercado é de valor inestimável na fase de criação de qualquer negócio, não importa o quão micro ela seja.

2. Plano de negócios

A maioria dos artesãos têm o artesanato como um hobby. Eles são apaixonados pelo seu ofício e muitas vezes caem no negócio por acaso, enquanto outras amam demais o que fazem. Muitos grandes nomes na área começaram dessa forma.

A chave para fazer uma transição bem sucedida de passatempo para negócio envolve um planeamento cuidadoso. Você precisa de um plano de negócios para descobrir o que deseja alcançar, e como vai chegar lá.

Perguntas a fazer incluem:

Como as pessoas vão encontrá-lo?

Como serão feitos os pedidos?

Como você vai responder aos pedidos?

Como é que vai gerir o banco de dados de clientes actuais e potenciais?

3. Marketing

É nesta fase que você muda a face do ofício para melhor. Trata-se de alcançar as pessoas que querem o que você tem para vender.

Você não precisa colocar o seu produto à venda em todas as esquinas que encontrar. Em vez disso, publique na Loja Moz, nas redes sociaiscrie sua própria loja online, venda no Etsy ou crie um blog e promova lá o seu produto.

Isso pode ser demorado, mas também é  divertido. Enquanto você cria contactos para negócios, é possível que realmente goste de ficar no Twitter ou Facebook, isso ajuda a tornar o seu trabalho numa paixão. Não se esqueça de manter a sua página do Facebook, sua conta do Twitter e o seu blog sempre actualizados, o dinamismo é crucial para o seu negócio.

4. Diversificação

Seria bom pensar que o seu negócio de artesanato fosse popular para sempre, o facto é que o mercado é inconstante. Com o tempo, é bom que considere diversificar seu negócio comercializado outro tipo de produtos da mesma linha. Pode ser um livro ou um curso sobre sua arte, depende da sua criatividade.

Este é apenas um pontapé de saída para o seu negócio. Há muito material neste blog que o pode ajudar a definir o que quer fazer até ao momento do lançamento, considere começar seguindo as ligações que fomos deixando ao longo do artigo e fazer um tour pelo nosso site.

E caso precise de ajuda profissional, use os botões abaixo ou os meios deixados na página sobre.