free web stats

Construindo Sua Marca: Introduzindo e Destacando Sua Empresa

Sua marca é um dos activos mais importantes do seu negócio. Aprenda a estabelecer sua marca – e como ela pode ajudá-lo a promover o seu negócio, fidelizar clientes e tornar-se rentável.

Sua pequena empresa não precisa ser um nome mundialmente famoso, para poder ter uma marca forte.

Se é dono de um blog ou um website com os quais deseja ganhar dinheiro, é hora de assumi-los como empresas.

Há muito mais na “essência da marca” do que apenas um logotipo e um slogan bem elaborado. Sua marca é a soma total do que você faz e a experiência que os clientes têm consigo. Ela determina se os clientes irão engessar no clube dos clientes leais e posteriormente recomenda-lo aos seus amigos.

Neste artigo, vamos discutir as directrizes para a construção de uma marca forte, que posiciona o seu pequeno negócio de forma clara e eficaz no mercado, ajudando-o a atrair novas parcerias e referências.

Especifique a área de actuação do seu negócio

No mercado competitivo de hoje, você não vai querer ser um “pau para toda obra e mestre de ninguém.” Embora possa ser tentador oferecer aos clientes um rico cardápio de produtos e serviços, é importante manter a sua marca focada.

Especialize-se em algo único que permita que o seu pequeno negócio se destaque no mercado. Seja um especialista no que faz, e faça-o melhor do que ninguém, isso faz com que mercado o veja sempre como a primeira opção.

Dica: Os seus clientes têm necessidades, desejos, valores e características específicas . Certifique-se de que a sua marca permite que eles saibam que você pode entendê-los e satisfazê-los.

Definir claramente a promessa da sua marca

A promessa de marca é poderosa. É o objectivo que você apresenta aos seus clientes e público-alvo que lhes permite saber o que esperar de si, cada vez que interagem consigo, seus funcionários, produtos e serviços. É o seu lema.

A promessa de marca é baseada na realidade, é algo que você pode provar realizando. É fundamentada na cultura, filosofia e atmosfera da sua empresa. Ela reflecte como você poderá servir aos seus clientes e agregar valor a eles. Como fará com que os seus problemas desapareçam. Como vai dar-lhes uma vida melhor. Porque eles só podem confiar em si e não ir a outro lugar.

Dica: Precisa de ajuda para definir a sua promessa de marca? Complete esta frase: “Meus clientes confiam em mim porque sou o único que …” Quanto mais específica for a resposta, mais clara a sua promessa de marca será.

Construindo Sua Marca

Diferenciando-se da concorrência. (Imagem: High Achieving Women)

Definir a quem você quer servir

Como referimos acima, a sua pequena empresa não pode fazer tudo ao mesmo ritmo, ela certamente não pode servir a todos. Empregadas domésticas servem a famílias. Lojas de guitarra servem a músicos. Obstetras servem a gestantes. Você precisa saber quem é seu cliente, a fim de oferecer o que ele precisa.

Seus clientes podem estar concentrados em certos grupos demográficos e socioeconómicos. Eles podem partilhar um problema particular, interesse ou necessidade. Sua marca precisa conectar-se a essas pessoas. Elas são seu público-alvo: os consumidores que você quer servir.

Seja honesto e autêntico sobre quem você é

Se você tiver definido claramente o seu público e o que faz de si diferente, a autenticidade virá facilmente. Não seja piadista ou sério, se isso não for o que você é, ou se isso esse comportamento for impróprio para o serviço que você oferece.

Dica: Uma marca consistente e genuína  fará com que seja mais fácil conquistar a confiança dos clientes, conectar-se com eles e fazer novos negócios.

Diferencie-se da concorrência

Saber o que você faz melhor e ser capaz de transmitir isso para o seu público-alvo é um passo imprescindível neste processo.

Com isso em mente, você deve estar ciente dos seus pontos fortes e suas fraquezas. Use esse aspecto ao seu favor, transformando as suas fraquezas em pontos positivos.

Sua marca também precisa ter algum vislumbre de personalidade. As tendências do mercado sempre mudam, inclusive nos formatos de designs, por isso é importante que saiba acompanhar essas mudanças sem perder a essência que o diferencia dos demais. Não faça mudanças bruscas sem que seja realmente necessário.

Mantenha sua identidade visual profissional e consistente

Desde cartões de visita, logotipo da sua newsletters, a aparência do seu blog, os brindes, todos os seus meios de comunicação, tanto impressos quanto online, os seus produtos e serviços, todos devem mostrar que têm a mesma origem.

Em termos de mensagens, reutilize sempre frases-chave, estas devem ser as mesmos que usa nos panfletos e no seu site ou em anúncios. Coloque o seu slogan ou o slogan da empresa em tudo – é a sua promessa de marca resumida a uma frase memorável e cativante.

Em termos gerais a sua identidade visual deve:

  • Reflectir a personalidade e a voz de sua marca.
  • Coloca-lo para além da concorrência.
  • Apelar para o seu público-alvo.
  • Chamar atenção.

Dica: Não tem as habilidades para essas coisas? Considere contratar um profissional em imagem e em design gráfico, que o ajudará a criar a identidade visual. Criar uma imagem amadora, só irá desencorajar as pessoas de se aproximarem de si.

Criar um diálogo com os seus clientes

É verdade que você conversa com os seus clientes quando eles chegam no estabelecimento, por telefone ou e-mail. Isso é uma conversa. Mas conversa e diálogo não são a mesma coisa.

Como você pode interagir com os seus clientes quando eles estão longe do seu estabelecimento ou website?

  • Publicar demonstrações em vídeo de seus produtos ou serviços no youtube ou nas redes sociais, conforme abordamos no texto sobre redes sociais para pequenos negócios.
  • Inicie uma conversa despretensiosa no Facebook ou twitter. Ela não precisa estar relacionado com o seu negócio (perguntar sobre o final do semana já é um bom passo.)
  • Responder profissionalmente a comentários sobre si e seus serviços em outros sites, principalmente os negativos.
  • Realizar eventos especialmente para os clientes. As pessoas gostam de saber que eles são importantes.
  • Partilhar informações úteis, não basta enviar publicidade.
  • Enviar newsletters direccionadas aos interesses dos seus clientes ou históricos de compra.
  • Partilhar depoimentos de clientes satisfeitos.
  • Fazer pesquisas de satisfação do cliente.

Dê aos clientes uma grande experiência em cada contacto

Nesta era digital, é mais fácil e mais difícil ao mesmo tempo, atingir o público alvo. Eles estão apenas a um clique de distância, mas alguns nunca poderão encontrá-lo cara a cara. Faça do atendimento ao cliente um valor fundamental em todos os níveis do seu negócio, e seja conhecido como uma marca que oferece uma experiência fantástica. Seus clientes irão recompensá-lo.

Pense em tudo o que é possível fazer para melhorar o serviço ao cliente, mesmo que você não lide directamente com os clientes. Avalie a impressão que eles têm quando:

  • Vêem o seu anúncio, email, página no Facebook, newsletter ou website pela primeira vez.
  • Passam pelo seu estabelecimento.
  • Ligam para si.
  • Fazem uma encomenda por telefone ou internet.
  • Enviam uma questão por e-mail.
  • Registam-se na sua lista de e-mails.
  • Voltam, para fazer outra compra.

A maior parte dos seus clientes chega por recomendação de alguém, então é importante saber responder da melhor forma a esse “alguém”, para que ele fale bem de si.

É mais fácil do que você pensa

Estas dicas podem parecer muito trabalhosas. Mas pense que todas as grandes marcas passaram por isso, e quanto mais você se familiarizar com este trabalho, mais simples tornar-se-à. Contanto que você conheça o seu mercado, confie na sua intuição, mantenha a consistência e seja você mesmo.

Matope José

Empreendedor e Consultor. Escreve sobre Marketing Digital, Empreendedorismo Online e Oportunidades de Negócios Digitais.

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Reply: