free web stats
Início / Empreendedorismo / Como Anunciar na Internet com orçamento pequeno?

Como Anunciar na Internet com orçamento pequeno?

Como Anunciar na Internet com orçamento pequeno?

Depois de iniciar o seu negócio, pode não sobrar muito dinheiro para publicidade. A publicidade tradicional de impressão, por correio, e até mesmo nas listas telefónicas pode ser muito cara e difícil de personalizar. E em Moçambique os preços dos anúncios nos jornais e revistas são soberbos!

A Internet oferece um vasto mundo novo de oportunidades de publicidade de baixo custo que permitem aprofundar e focar no seu cliente alvo e consequentemente ganhar mais dinheiro.

Existem enormes oportunidades de publicidade local barata para as pequenas empresas. Em termos práticos, motores de pesquisa como o Google, Bing e Yahoo permitem que você liste o seu negócio localmente de forma completamente gratuita. Esse é o primeiro ponto que deve focar, partindo do princípio de que já o seu negócio possui um website. Caso contrário, abaixo estão alguns artigos que podem lhe auxiliar antes de prosseguir:

Uma vez indexado de graça nos motores de busca, existem muitas outras coisas relativamente baratas que você pode fazer para conseguir clientes para o seu negócio com seu orçamento pequeno.

 

Anúncios directos

Contacte sites pequenos e blogs que servem o seu mercado-alvo e peça informações sobre as taxas de publicidade. Você provavelmente vai ter que pagar uma taxa fixa para um determinado número de cliques ou tempo de publicidade naquele sito da web. Negoceie banners ou artigos patrocinados nos sites em questão para anunciar seu negócio.

Este é o melhor caminho para mim, porque há total controlo sobre o público que irá chegar no seu site, diferente das opções à seguir.

Recomendação: Experimente anunciar num dos maiores portais de Moçambique a preços incríveis, experimente Anunciar no Moz Maníacos!

 

Pay-per-click

Pay-per-click consiste em publicidade nos motores de pesquisa, em que o anunciante cria uma conta e paga cada vez que um cliente procura por certas frases (no Google por exemplo), na página de resultados aparecerá o seu anuncio no início ou onde escolher. Cada clique no seu anuncio pode custar tão pouco quanto um centavo.

É  importante ser muito específico com as fases da pesquisa que você escolhe e está disposto a pagar. Usar termos que são demasiado gerais, como “presente de casamento” fará com que muitas pessoas cliquem no anuncio do seu site apenas para descobrir que você não tem o que eles procuram. Termos mais específicos, como “presentes ecológicos de casamento” vão resultar em menos cliques, mas aqueles que você conseguir serão de clientes mais propensos a comprar o que está a vender.

Recomendação:  Registe uma conta de publicidade no Google AdWords. Este é um serviço de pay-per-click, que permite que o anunciante envie textos curtos ou anúncios gráficos que aparecem ao lado dos resultados de pesquisa do Google e em sites individuais (como os que aparecem aqui no Como Ganhar Dinheiro em Moçambique). Esta opção de publicidade paga permite-lhe gerir o seu orçamento de publicidade online, você pode definir um orçamento diário e realizar anúncios de teste para determinar quais conquistam mais cliques e conversões de vendas.

Pesquisa orgânica

Além de campanhas pay-per-click, há coisas muito eficientes que você pode fazer para elevar o estatuto da sua empresa, como é o caso de tráfego não pago (também chamado de tráfego orgânico).

Existe um conjunto de estratégias frequentemente referidas como SEO (search engine optimization). Há toda uma indústria de consultores no mundo (como eu) que trabalham em torno deste conceito. Mas, em Moçambique este grupo de profissionais quase não existe, e se não tem como contratar os nossos serviços e também não quer cair nas mãos de pessoas que só vão afunda-lo, preparamos algumas coisas que pode fazer sozinho para melhorar a sua posição na pesquisa orgânica e, portanto, atrair mais clientes para seu site.

Para melhorar sua posição nos motores de pesquisa, você deve actualizar continuamente o seu site com novos artigos, produtos e com informações relevantes. Realizar essas acções repetidamente (e coerentemente) fará com que seja notado pelos motores de busca.

Eu já publiquei um artigo que ensina técnicas mais avançadas para esse objectivo, eu recomendo fortemente que leia: Como filtrar tráfego de qualidade para o seu site

 

Email Marketing

Vai ser o envio de emails baseado na permissão dos seus leitores ou clientes (ou seja, o cliente concorda em permitir que você envie e-mails com actualizações e ofertas). É uma estratégia que oferece alto retorno sobre o investimento. Pode colectar e-mails através do seu web site, softwares ou à moda antiga (colectá-los manualmente), e interagir com os clientes. De qualquer maneira, o sistema de emails permite que você mantenha contacto com seus clientes, faça ofertas especiais e mantenha seu negócio em suas mentes.

 

Redes Sociais

Meios de comunicação sociais, incluindo Facebook, Twitter e YouTube também são locais que permitem atingir grupos-alvo muito específicos de clientes por muito pouco investimento. Você pode criar um perfil no Facebook gratuitamente, publicar vídeos no You Tube, também gratuitamente. Pode ainda criar campanhas de publicidade muito bem direccionadas no Facebook, por taxas muito pequenas.

Eu não quero iludi-lo. Esteja avisado: Se não estiver familiarizado com as redes sociais, aprender a usa-las plenamente pode levar um tempo, por isso estudá-las regularmente pode ser um uma boa ideia. O sucesso depende de muitos factores, incluindo se os seus potenciais clientes são do tipo que usam esses serviços e o conhecimento que possui (você) sobre as ferramentas que está a usar.

Tentamos de forma sintética ensiná-lo a cuidar da publicidade do seu pequeno negócio com total independência, mas se preferir deixar esse trabalho para pessoal especializado, não hesite em entrar em contacto.