free web stats

Como Criar Uma Empresa em Moçambique

Porque Criar Uma Empresa em Moçambique?

Abrir uma empresa em Moçambique é uma boa ideia, primeiro porque o mercado de trabalho está bastante concorrido. Encontrar uma vaga de emprego que vá de acordo com as suas qualificações e que corresponda às suas expectativas em termos de remuneração, pode ser uma grande dor de cabeça.

O outro aspecto é positivo. Hoje Moçambique é um terreno fértil para investimentos em quase todos os sectores. A aposta certa no mercado certo, com os mecanismos e pessoal certos resultarão numa empresa bem sucedida na certa.

A economia de Moçambique continua a “expandir-se a ritmo elevado”, contrariando a tendência global, e poderá em breve tornar-se numa das mais dinâmicas do mundo, superando mesmo as taxas de crescimento da China, segundo o banco português BPI. ( Notícias Moz Online)

As políticas moçambicanas facilitam muito aos investidores nacionais e estrangeiros:

  • O Ministério da Indústria e Comércio simplificou os processos para registar e abrir uma empresa, bem como para obter licenças;
  • O Ministério das Finanças simplificou consideravelmente o pagamento de impostos
  • O Ministério do Trabalho implementou uma nova lei de trabalho que dá quota automática para contratar mão-de-obra estrangeira e melhorar o sistema da compensação quando se procede à demissão de um trabalhador.

Como podem ver, essas são políticas criadas especialmente para simplificar os processos que envolvem a constituição de uma empresa. Moçambique saiu da lista dos 50 piores países para se fazer negócios e agora está na lista dos mais promissores graças a estes mecanismos.

Investimento Estrangeiro

Após apresentação de uma proposta de investimento ao Centro de Promoção de Investimentos – CPI, o registo de uma empresa em Moçambique e o início de operações a partir do território moçambicano, o investidor estrangeiro (pessoa singular ou colectiva) beneficia de garantias e incentivos, nomeadamente a Segurança e protecção dos direitos de propriedade, inexistência de restrições a empréstimos estrangeiros e respectivo reembolso, repatriamento de dividendos, liberalização bancária e de taxas de câmbio.

Passos Para Criar Uma Empresa em Moçambique

  • Pré-Inscrição na Conservatória do Registo de Pessoas Jurídicas

Nesta instituição você irá apresentar os dados sobre a sua empresa (actividade, sector, valor de investimento, etc).

O valor mínimo de investimento para acesso a garantia e benefícios fiscais é de 50 mil dólares para investimento estrangeiro directo e 5 mil dólares para investimento directo nacional.
  • Abrir Conta Bancária

Esta conta vai servir para o depósito do capital social. Para abrir uma, será necessário apresentar uma cópia autenticada do certificado de reservas do nome da empresa (do passo 1), o projecto de estatutos da empresa e cópia autenticada dos documentos de identificação dos accionistas.

  • Validação da Inscrição no Conservatório de Pessoas Jurídicas

Leve todos os documentos dos dois primeiros passos mais a cópia do certificado de reservas do nome da empresa, o projecto de estatutos da empresa e o comprovativo do depósito bancário.

  • Registo Fiscal e NUIT

Após a inscrição, a conservatória irá publicar a informação em BR e só depois disso pode-se proceder ao registo fiscal e obtenção do Número Único de Identificação Tributária (NUIT), bem como as licenças de funcionamento das entidades responsáveis pela área das actividades de negócio.

Notas

Antes de todo o processo é necessário fazer um profundo estudo do mercado moçambicano, para escolher o melhor sector a investir. Os sectores agrícola, turismo e recursos minerais (grande crescimento) são os que mais investidores recebem. Com menos investidores, mas com margem de crescimento está o sector dos Transportes e Comunicações.

Nota: O investidor estrangeiro pode requerer um DUAT – Direito de Uso e Aproveitamento da Terra, o direito que as pessoas singulares ou colectivas e as comunidades locais adquirem sobre a terra. Em Moçambique a terra é propriedade do Estado e não pode ser vendida, alienada, hipotecada ou penhorada. No entanto, desde que tenha um projecto de investimento aprovado pode adquirir o DUAT por pedido de autorização ao Estado e registado.

Matope José

Empreendedor e Consultor. Escreve sobre Marketing Digital, Empreendedorismo Online e Oportunidades de Negócios Digitais.

Jose Mario Monteiro - 6 years ago

Com muito dimdim tudo feito……

Matope José - 6 years ago

hehehehe

    Fragoso Josué - 3 years ago

    Boa tarde, eu pretendo abrir uma empresa baseada na Internet. Algo como O Xava (Se nao estou enganado)…
    Poderia partilhas as suas experiencias do que foi necessario para abrir os seus empreendimentos?
    Obrigado.

Yumi - 6 years ago

Boa tarde.

Sou Mocambicana, adoro a area de negocios, quero tanto abrir uma pequena empresa. Mas gostaria de fazer um estudo primeiro junto de alguem que entenda sobre negocios.
Nao sei onde encontrar esse alguem, sou Mocambicana cresce fora e nao sei se aque temos pessoas para essa funcao de ajudar em estudo.
Se tiver alguem formada/o nessa area peco para me contactar pelo meu email: [email protected]

Cumprimentos
Yumina.

Carlitos malemane simba - 6 years ago

Bom dia .certamente que a informacao foi bem explicita eu preciso tanto abrir uma empresa mas pra tal preciso me ajunta com quem ja tem experiencia na area.se xtiver e so entrar em contacto comigo pelos numeros 827237502/847672146

    augusto - 3 years ago

    Alo tudo bem Estou lendo seu email e estou precisando fazer parcerria no meu negocio meligue para combinar um encontro 844708795 augusto

      Neidi Manhiça - 3 years ago

      Boa tarde Augusto.
      Podemos conversar .
      Este e
      o meu email.
      Para saber em que áreas podemos ser sócios.

      Obrigado

dikson - 6 years ago

oi. Sou moçambicano, risidente em maputo. Procuro alguem que esteja interecado em invister para ser meu socio. Sou bom em identificar novos negocios e projectar a sua execucao, faltando-me apenas fundos para po-los em pratica.
Os interecados podem me contactar pelos numeros 827538190 ou 842097999.

Santos Daniel - 6 years ago

Saudações, meu nome é Santos Daniel Manuel, sou estudante e empreendero, tenho muitos projectos em mente mas me falta o capital para a execução dos mesmos, sou fundador de algumas Organizações, sou fanatico de causas Académicas, caso alguém queira trilhar com migo neste Mundo Empresarial o meu email é: [email protected]

    daniel sousa - 6 years ago

    oi valeu sofalta estruturarem passos de abertura de un negocio

zeinadino - 6 years ago

sou emprendidor de media escala. tnho uma pequena empresa sob o regime simplificado na area de presta<ao de servico. axo que existe oportunidade de negoceio desde que a legalidade esteja smpre em perioridade. o registo nao e caso p susto, dirija se ao BAU, balcao unico que consegues ter toda a info.

    Inocencio - 5 years ago

    Esta em maputo?

Miguel Mbaimbai - 5 years ago

Saudações, Sou Moçambicano, estou a viver na cidade de Xai-Xai, estou no 3 ano de linceciatura em Gestão ambiental e desenvolvimento Comunitario, eu gostaria de ser um empreededor, isto porque o enprego no nosso Pais nao esta facil, mas o meu problema e que não tenho capital para envistir,
Neste momento estou a dar aulas de informatica, e preciso de ajuda de algum que possa investir no meu projecto, que e de abrir uma escola de Informatica. Quem poder me ajudar contacte-me por email: [email protected]

fotine João - 5 years ago

Quero abrir uma empresa em Moçambique ,
Pra desenvolver software , acho que Moçambique ainda não tem nenhum , mas queria saber se tem mercado ?

    lombardino - 5 years ago

    Existem varias empresas e individuos a desenvolverem softwares em Mocambique. Entretanto dependendo da sua especialidade, mercado tambem nao lhe ira faltar.

DercioJ. Machirica - 3 years ago

Ja tenho o negocio formulado, tudo calculado, o espaco disponivel….
so me falta o valor para comecar, eu peco a quem estiver interressado em dar um emprestimo com taxa maxima de juros de 40% pago em 18 meses, entrar em contacto 842030928

Auscêncio Cardoso - 3 years ago

Saudaçoes! Espero que esta mensagem lhe encontre a gozar de boa saude, tenho a agradecer imenso pelas informaçoes que me foram úteis bem como aos outros. Sou um dos que sonham em ter seu próprio negócio, tenho muitas ideias, ostaria de realizá-las ou alcancá-las, mas muita das vezes o que precisamos é duma mao para nos assegurar, e eu, só me falta essa oportunidade, de ter alguém que me ajude directamente de modo que o meu projecto possa sair e fluir! Qualquer interesse, à disposiçao em seguintes contactos: 82 60 14 312.
Maputo

Vanessa Silva - 3 years ago

Ola Bom dia

Gostaria de saber quais seriam os requisitos para se abrir uma Guesthouse em Maputo tendo como sociedade entre nacionais e estrangeiros. Os investidores neste caso são os estrangeiros

Obrigada

joao faixa - 3 years ago

Saudaçoes. Boas dicas estamos a receber. Tenho a minha pequena carpintaria e serralharia, onde faço quase tudo, meu grande problema é o registo da minha pequena empresa, ja pensei em desistir nos momentos dificies quando tenho dificuldades em pagar os meus 3 colaboradores, porque muitos clientes querem recibos com direitos, sou limitado em concorer alguns concursos por ser uma empresa ilegal, ja fui ao BAU, foi ignorado…. O que me aconselham caros emprendedor?? 824211307 ou 847983288

Conjo - 3 years ago

Saudacoes. Meu nome e Conjo, sou formado em Gestao de Marketing, e tambem em Relacoes Publicas. E uma oportunidade e um prazer presenciar a evoulacao Mocambicana no que concerne ao Marketing Digital, com recurso as ferramentas de internet. Para o leitor Joao faixa a minha opiniao seria a reavaliacao da actividade de negocio.
1.Avaliar o impacto de investor na legalizacao do negocio(impactos financeiros,seria viavel, que fonts de financiamento teria para o efeito)
2.Analisar a rentabilidade do negocio, no periodo do ano transato(para avaliar se com os custos que teve em nao ser uma empresa legalmente constituida, suportaria se fosse uma empresa legal com pagamento de impostos, teria lucros)
3.Analise quantos negocios perdeu por estar limitado aos recibos.
Ha muito mais por analisar, mas tudo depende da orientacao e capacidade de investimento que possa ter.

Andre alberto - 3 years ago

Meu nome:Andre Alberto Cumbula,desenhei um projecto de pequena empresa de limpeza mas tenho dificuldades de fazer prescos no mercado. pesso ajuda.

Daniel Cossa - a couple of years ago

Prezado!

Permita-me antes de mais endereçar as minhas saudações.
Somos duas pessoas Moçambicanas e pretendemos abrir uma empresa de consultoria e contabilidade em Maputo, gostaria que partilhasse a sua experiência neste âmbito, neste caso em termos de mercado é ou não viavel, quantificar o investimento, assim como partilhar os requisitos.

My regards

Kenny Gastao Ilassinho - a couple of years ago

Boa noite!! meu muito obrigado pela clareza de factos mas tou preocupado pelo seu cilencio.

Jefferson - a couple of years ago

Olá sou Brasileiro,e estou a abrir empresas em Moçambique,em contra partida em BEIRA,mais se tiver algo em outra província podemos conversar.estou a viajem para Moçambique rever isto.aceito ideias que o mercado africano não tenho, pois o mercado na America e muito grande.desde já se tiver algum sócio com capital e honesto para crescimento bombástico.

ZAP +55 21 984094377

felizardo - a couple of years ago

Sou macua estudante da UP e residente na capital de Npl.Gostaria de abril uma GUESTHOUSE na cidade da Ilha de Moç.procuro alguém que tenha esperiência nessa matéria para fazer um estudo de viabilidade do meu plano de negocio

GERSON GOMES - a couple of years ago

Ola boa tarde
meu nome e GERSON GOMES
sou cidadao BRASILEIRO
gostaria de saber
como e si tem alguma implicaçao
em fazer uma sociedade direta com uma empresa de MOÇAMBIQUE

boa tarde fiquem com DEUS

Beatriz - last year

Tenho interesse em importar óleo de ricinus (mamona) de Moçambique. Estou encontrando dificuldades em localizar empresas pela internet. Caso alguém possa me ajudar :-)

mateus martinho - last year

Boa tarde sou cidadao MOCAMBICANO,tenho desejo de criar uma Empresa ca em Mocambique, com a parcearia internacional, projecto este que tem aver com estracao de recursos minerais

Adriano Drumond - last year

Sou engenheiro topografo e gostaria de saber como abrir um escritório de topografia em Moçambique visto que minha área se aplica a mineração, construção civil, petróleo, agricultura e outros.

Vasco Salomao - last year

esta pagina foi muito util pra mim,muito obrigado. ja vou abrir a minha pequena empresa.

cmpts
Vasco Salomao

Farai Elias Silola - last year

Sou um jovem com espirito empreendedor e persistente. Tenho uma ideia de negocio ligado a pecuaria especialmente na area de cotornicultura e cunicultura. Ja tenho as instalacoes diponiveis e agora procuro um financiamento para pagamento da materia prima.
N.b. O projecto esta todo calculado em menos de 6 meses terei o retorno do valor investido.
Alguem com intesse nesta ramo de negocio???

Leonardo - last year

Boa sou cidadao MOCAMBICANO,tenho desejo de criar uma Empresa ca em Mocambique gostaria de abrir uma empresa de consultoria no amo da construicao civil penso ajuda como em termos dos requisitos e como fazer

antonio chauque - 9 months ago

valeu pela dica………..já da para fazer algo……

DERK GOMES - 6 months ago

Obrigado Pelas Valiosas Dicas, Agora Esso Colcar Em Pratica

Paiva - 6 months ago

Obrigado pela esxpllicacao.
Sou jovem, nao tenho muito conhecimento a respeito de negocios, mas o meu patrão porpos uma ideia de copnstruir um orfanato, pondo eu lo lugar de director. mas eu nao tenho nem sequer um conhecimento basico a respeito.
como iniciar um projecto desse genero

Comments are closed