free web stats
Início / Empreendedorismo / Como comprar e vender pela Internet

Como comprar e vender pela Internet

Como comprar e vender pela Internet

Comprar e Vender online já é possível em Moçambique. A Internet tornou-se num excelente ambiente para fazer negócios, e em Moçambique já começam a surgir lojas virtuais que oferecem excelentes serviços que só vem facilitar a vida dos moçambicanos, reduzindo tempo e acrescentando flexibilidade às suas compras.

Mas muitos moçambicanos ainda pensam que esta tecnologia é limitada a alguns grupos, por isso ainda existe muito receio de aderir a serviços de compra e venda online pela maior parte do público e dos pequenos empresários. Temos menos de 5 sites de comércio electrónico em Moçambique.

Neste tutorial, nós vamos ensinar a quem ainda não faz compras pela Internet, e aos empresários que desejam dar um upgrade às suas vendas, os primeiros passos de acesso ao serviços de comércio electrónico.

Comprar Online

Como Vender?

Infelizmente só existe uma forma realmente acessível a todos de receber pagamentos pela Internet em Moçambique que é pelo paypal.
PayPal é um sistema que permite a transferência de dinheiro entre indivíduos ou negociantes usando a internet, assim, evitando métodos tradicionais como cheques e outros.

Paypal Moçambique

Criando Uma Conta no Paypal

Vá até a página de registo do Paypal, escolha Moçambique (ou o país onde você mora, caso não esteja em Moçambique) e o idioma a usar (eu uso inglês) e clique em Open an account.

Se estiver a enfrentar dificuldades leia: Como Usar o Paypal.

Vender Pelo Paypal

Vá para o Merchant Center depois de ter feito login na sua conta e clique em Buy Now Buttons caso queira criar um botão de compra de um único produto e Website Payments, caso deseje integrar o Paypal à sua loja online.

Dica : Não deixe a página aberta por muito tempo, senão você terá que iniciar a secção de novo por questões de segurança.

Comprar Pelo Paypal

Para efectuar pagamentos via paypal, você só tem que ter saldo na sua conta do paypal ou no cartão adicionado à sua conta, e sempre que um serviço de venda oferecer o paypal como método de pagamento, você pode comprar à vontade em alguns cliques.

Google Wallet 

Google Wallet

 
O google wallet é um serviço semelhante ao Paypal porém mais simples, mas são relativamente poucos os sites que usam o wallet como forma de pagamento, mas vale a pena ter para quem quiser comprar produtos no Google Play ou Google Apps.

Se você já tem uma conta do google, faça login na carteira virtual ou então crie uma conta no google.
Adicione os dados do seu cartão.

Nota: Vá a sua agencia bancária e active o serviço de internet para sua conta.
Você receberá os dados necessários para completar o registo do seu cartão tanto no Goole Wallet Quanto no Paypal.


Depois de salvar seu cartão você poderá começar a comprar tudo o que puder sem se preocupar com burocracias, o saldo será debitado directamente do seu cartão sem que você saia de casa. Os recibos e dados importantes da compra serão enviados para seu Gmail.

Sempre que você precisar comprar algo e entre as opções de pagamento estiver o Google Wallet/Checkout, inicie a secção na sua conta do Google e compre com segurança.

O Dumbanengue Online

Você pode colocar os seus produtos à venda gratuitamente no site Loja Moz, onde é possível criar uma conta onde os seus clientes poderão entrar em contacto consigo para adquirir o produto. É simples, fácil, gratuito em 100% moçambique. Clique aqui para visitar a Loja Moz – O Dumbanegue Online

Antes de efectuar uma compra online, pesquise um pouco e procure ter testemunhos de clientes anteriores, caso não encontre nada, ou encontre comentários negativos, evite essas lojas.