free web stats
Início / Ganhar Dinheiro / O que é e como criar um blog?

O que é e como criar um blog?

O que é e como criar um blog?

O que é um Blog?

De uma forma geral, um blog é uma espécie de diário online onde o autor publica o que bem entender. Mais especificamente, poderíamos dizer que um blog é um tipo de site na Internet que permite a publicação contínua de conteúdo diverso, dependendo do autor ou autores.

Hoje os blogs já se despiram daquela imagem de diário onde adolescentes publicam suas aventuras e passou a ser tido como uma forte ferramenta de divulgação de conteúdo e gerador de renda extra. Na verdade hoje existem pessoas que vivem exclusivamente escrevendo artigos para blogs.

O grosso dos usuários de blogs em Moçambique é a área jornalística, ou seja, os jornais online, blogs de download de música e usuários anónimos que na maioria possuem blogs pessoais, sem muitas pretensões lucrativas.

Se construído e mantido com dedicação e empenho, um blog pode atrair milhares de pessoas e naturalmente criar uma grande visibilidade ao seu trabalho ou marca, principalmente no mercado moçambicano que possui fortes nichos de mercado rentáveis ainda inexplorados.

Como Criar um Blog em Moçambique?

Existem várias formas de criar blogs, a diferença vai estar apenas no objectivo que você deseja alcançar com ele. Pode variar de um simples diário, uma montra do seu negócio, um blog didáctico (como é o caso do Matope José) até um jornal online (como é o caso do Notícias Moz), não há limitações em termos de conteúdo para blogs.

Para poder ter um blog na Internet você vai precisar dos seguintes recursos:

Alojamento ou Host: um espaço onde o seu conteúdo ficará armazenado, e de lá ele ficará disponível a todo tempo para seus leitores.

Plataforma de publicação:  que é simplesmente o meio que você irá usar para redigir e publicar os artigos e ao mesmo tempo onde irá construir a aparência do seu blog, o layout, que será a primeira coisa que os leitores irão observar no seu blog.

Domínio: É o endereço da Internet que os usuários usarão para chegar ao seu blog (www.matopejose.com).

Mais informações no artigo: O que é um Domínio? Como Fazer o Registo de um Domínio?

Profissional da área ou formação: Você poderá precisar de um profissional com conhecimento sobre criação e manutenção de blogs. Caso você tenha alguma formação nesta área, isso será uma vantagem.

Todos os elementos acima podem ser adquiridos com facilidade na Internet porém, os preços e as formas de pagamento podem não ser muito sustentáveis para quem quer criar um blog por puro passatempo, por exemplo.

Serviços gratuitos de criação de blogs

Felizmente existem alguns serviços na internet que oferecem todos os recursos citados de forma gratuita e sem muitas complicações. Dessa forma você poderá poupar dinheiro e tempo caso não esteja interessado em ir muito longe com blogs.

Blogger: é uma plataforma de hospedagem, manutenção e publicação gratuita de blogs, pertencente à Google, que conta com recursos equiparáveis a serviços pagos de blogging. É actualmente o serviço de blogs mais usado no mundo. – www.blogger.com

Para criar um blog no Blogger você só precisa ter uma conta no Google e conhecimento básico de Internet  Eu já escrevi um artigo ensinando a criar um blog neste serviço» Como Criar um Blog em 5 minutos.

Wordpress.com: tem boa parte dos recursos oferecidos pelo Blogger  Quem tiver dificuldades usando o Blogger, pode tentar esta versão, que também é muito usada.   – www.wordpress.com

Você não precisa de muitos conhecimentos técnicos para criar um blog no wordpress.com, o serviço oferece uma interface simples de usar e uma grande variedade de temas para seu blog.

Sapo Blogs: Este é o serviço mais simples e mais fácil de usar, porém um recurso bastante limitado. Não é a melhor opção para quem deseja criar um blog profissional. É recomendado para quem não tem muito interesse em recursos avançados e simplesmente quer levar sua voz ao mundo. – blogs.sapo.pt

Outros: Existem vários outros serviços que oferecem óptimos recursos, mas eu preferi listar os mais usados em Moçambique. Sinta-se livre para testar outros e se possível conte-nos sobre sua experiência.

Serviços Pagos de Criação de Blogs

Para quem quiser ter liberdade completa para fazer o que quiser com seu blog, sem limitações, existem alguns serviços que podem ajudá-lo nesse percurso, você só precisa ter conhecimento técnico ou então “disposição” para contratar um profissional:

Wordpress.org: O serviço em si é completamente gratuito, porém você precisará de um domínio e Host para poder fazer uso do serviço.

Existem outras opções que eu poderia listar (e talvez o faço no futuro), mas o Wordpress é sem dúvidas a melhor opção para quem deseja ter um blog profissional de alta qualidade. Grandes empresas usam o Wordpress para criar seus blogs. Você pode aprender a criar um blog no Wordpress no artigo do Ferramentas Blog – Como Criar um Blog no Wordpress.org.

Bom. Agora que você já sabe o que é um blog, para que serve e como criá-lo, só falta escolher a melhor opção para si e começar a levar seu trabalho ao mundo. Nós estaremos aqui dando várias dicas para para ajudá-lo a chegar ao seu objectivo.